Busque no site
1,9 mil visualizações | 0,5 páginas | 241 palavras | 0 comentário(s)
O general chinês Chiang Kai-shek ao lado do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e do primeiro-ministro britânico Winston Churchill na conferência em 25 de novembro de 1943.
A Conferência do Cairo (codinome Sextante) que ocorreu entre 22 e 26 de novembro de 1943, foi realizada no Cairo, Egito, e visava definir à posição dos Aliados contra o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, além de decidir o futuro da Ásia no pós-guerra. A reunião se deu entre EUA, Reino Unido e China. A URSS não compareceu pois havia assinado em 1941 um tratado de neutralidade com o Japão (Pacto nipônico-soviético).
Publicado em 1 de dezembro de 1943
As várias missões militares concordaram com futuras operações militares contra o Japão. Os Três Grandes Aliados expressaram sua resolução de exercer pressão implacável contra seus inimigos brutais por mar, terra e ar. Essa pressão já está aumentando.
Os Três Grandes Aliados estão lutando nesta guerra para conter e punir a agressão do Japão. Eles não ambicionam ganhos para si próprios e não pensam na expansão territorial.
É seu propósito que o Japão seja despojado de todas as ilhas do Pacífico que ele apreendeu ou ocupou desde o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, e que todos os territórios que o Japão roubou dos chineses, como Manchúria, Formosa, e as Ilhas Pescadores, sejam devolvidos à República da China.
O Japão também será expulso de todos os outros territórios que tomou por violência e ganância. Os supracitados três grandes poderes, conscientes da escravidão do povo da Coréia, estão determinados que no devido tempo a Coréia se tornará livre e independente.
Com esses objetivos em vista, os três Aliados, em harmonia com os das Nações Unidas em guerra com o Japão, continuarão a perseverar nas sérias e prolongadas operações necessárias para obter a rendição incondicional do Japão.