Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

564 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels
Informações técnicas

Autor: Friedrich Engels
Título original: Die Lage der arbeitenden Klasse in England
Páginas: 388
Editora: Boitempo
Primeira publicação: 1845
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

Escrito em 1845 e reconhecido como extremamente original, o texto produzido pelo jovem Engels abordou, pela primeira vez, a revolução industrial como fato central para a compreensão do controle da produção de mercadorias pelo capital, além de condicionar a solução da “questão social” à supressão do padrão societário representado pela propriedade privada dos meios de produção.

O autor coloca, também de forma pioneira, o trabalhador urbano-industrial enquanto classe, descrevendo a dinâmica criativa que coloca o proletariado como sujeito revolucionário, capaz de promover sua emancipação. O volume conta ainda com índice onomástico, relação das obras do autor publicadas no Brasil e a com uma cuidadosa cronobiografia de Engels e Marx, ressaltando aspectos importantes de suas trajetórias e relacionando-os aos fatos históricos mais relevantes.

Sociólogo
Friedrich Engels

Friedrich Engels (1820-1895) foi um sociólogo e revolucionário socialista. Nascido na Alemanha, se mudou para a Inglaterra aos 22 anos de idade. Chocado com a situação dos trabalhadores ingleses, publicou em 1845 sua primeira obra "A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra",por volta da mesma época começou a escrever com seu amigo Karl Marx, e é famoso por ser coautor de diversas de suas obras.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolução Industrial
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.