651 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Friedrich Engels
Título original: Die Lage der arbeitenden Klasse in England
Páginas: 388
Editora: Boitempo
Primeira publicação: 1845
Ano da edição: 2010
Idioma: Português
Escrito em 1845 e reconhecido como extremamente original, o texto produzido pelo jovem Engels abordou, pela primeira vez, a revolução industrial como fato central para a compreensão do controle da produção de mercadorias pelo capital, além de condicionar a solução da “questão social” à supressão do padrão societário representado pela propriedade privada dos meios de produção.
O autor coloca, também de forma pioneira, o trabalhador urbano-industrial enquanto classe, descrevendo a dinâmica criativa que coloca o proletariado como sujeito revolucionário, capaz de promover sua emancipação. O volume conta ainda com índice onomástico, relação das obras do autor publicadas no Brasil e a com uma cuidadosa cronobiografia de Engels e Marx, ressaltando aspectos importantes de suas trajetórias e relacionando-os aos fatos históricos mais relevantes.
Friedrich Engels (1820-1895) foi um sociólogo e revolucionário socialista. Nascido na Alemanha, se mudou para a Inglaterra aos 22 anos de idade. Chocado com a situação dos trabalhadores ingleses, publicou em 1845 sua primeira obra "A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra",por volta da mesma época começou a escrever com seu amigo Karl Marx, e é famoso por ser coautor de diversas de suas obras.
Esse livro ainda não foi resenhado.