Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Soldados Salvadores As revoltas militares brasileiras de 1922 e 1924 em perspectiva histórica

432 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Soldados Salvadores, de Henry Hunt Keith
Informações técnicas

Autor: Henry Hunt Keith
Título original: Soldiers as Saviors: The Brazilian Military Revolts of 1922 and 1924 in historical perspective
Páginas: 283
Editora: Bibliex
Primeira publicação: 1969
Ano da edição: 1989
Idioma: Português

Sinopse

A crônica da história moderna do Brasil, a nosso ver, não fornece explicações satisfatórias das origens e evolução das forças armadas como participantes permanentes e aceitos do processo político do país. O papel dos militares como "guardiães" da ordem constitucional, como "salvadores" dessa ordem quando no julgamento deles próprios (freqüentemente, em associação com aliados civis) essa ordem se apresenta ameaçada de "decadência", "desordem", ou "ruína" é um elemento essencial para compreensão do comportamento político dos militares no transcurso da história.

Na seção inicial, o presente estudo tentará delinear a tradição do soldado como "salvador" desde seus remotos antecedentes na Península Ibérica e no Brasil, desde o início do século dezenove até a ascensão de D. Pedro II no ano de 1840.

Na segunda seção traçar-se-ão os caminhos por meio dos quais o soldado-salvador se foi transformando no servidor fundamentalmente leal ao regime, como exemplificado pela carreira de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, durante o Segundo Reinado (1840-1889).

A terceira seção examinará a transformação subseqüente do leal soldado-salvador no participante ativo e atuante no processo político ao final do Império e princípio da República.

A seção final tratará dos meios pelos quais o regime político da República Velha conseguiu conter as forças armadas e evitar sua participação mais atuante na política até 1922, e como começou a perder esse controle com as revoltas militares de 1922 e 1924.

Nesta última parte, tentar-se-á também demonstrar que essas revoltas constituíram afloramentos de crises políticas e sociais, e que a partir de então até a Revolução de 1930 e mesmo além, garantiu-se uma participação mais ativa dos homens em uniforme nos assuntos políticos.

À medida que o estudo se desenvolve, procurar-se-á revelar como a evolução econômica e social compelia as instituições políticas, levando-as ao ponto de ruptura em desdobramentos críticos da história moderna do Brasil, criando assim condições para as "salvações" militares como uma maneira de solucionar os problemas políticos da sociedade.

Historiador
Henry Hunt Keith

Henry Hunt Keith é um historiador norte-americano famoso por sua tese 'Soldiers as Saviors', que trata da criação da ideia do "Soldado Salvador" e da constante presença dos militares como uma força reguladora na política brasileira.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Exército brasileiro
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.