Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Vilagran Cabrita e a engenharia de seu tempo

387 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Vilagran Cabrita e a engenharia de seu tempo, de General Aurélio de Lira Tavares
Informações técnicas

Autor: General Aurélio de Lira Tavares
Coleção: Coleção General Benício
Páginas: 307
Editora: Biblioteca do Exército Editora
Primeira publicação: 1981
Ano da edição: 1981
Idioma: Português

Sinopse

João Carlos de Villagran Cabrita (1820-1866) foi um engenheiro militar brasileiro. Participou da criação da primeira unidade de Engenharia do Exército Brasileiro, o 1º Batalhão de Engenharia, partindo com ela para a Guerra do Paraguai, em junho de 1865. No ano seguinte assumiu o comando do batalhão.

Herói em Itapiru onde desembarcou em 1866, com seu batalhão de 900 homens em uma ilha em frente ao forte inimigo, no que foi o primeiro combate ocorrido em território paraguaio. Após vencidos os combates, enquanto redigia o relatório do Combate do Banco de Itapiru, a bordo de um lanchão, foi atingido por um estilhaço de artilharia que lhe tirou a vida. É o patrono da arma de engenharia do Exército Brasileiro.

Militar
General Aurélio de Lira Tavares

Aurélio de Lira Tavares (1905-1998) foi um general de exército brasileiro, membro da junta militar que governou o Brasil durante sessenta dias em 1969, durante a ditadura militar que se seguiu ao golpe de estado de 1964. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em abril de 1970. Em suas poesias usava o pseudônimo de Adelita, que era composto pelas iniciais de seu nome. Depois de compor a junta militar, foi embaixador do Brasil em Paris, de 1970 a 1974.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra do Paraguai
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.