Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Os Sertões - Campanha de Canudos

322 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os Sertões - Campanha de Canudos, de Euclides da Cunha
Informações técnicas

Autor: Euclides da Cunha
Páginas: 623
Editora: Fundação Darcy Ribeiro
Primeira publicação: 1897
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

Uma das obras mais importantes para se compreender o Brasil, Os Sertões é um retrato complexo da realidade geográfica e humana do homem do sertão, figurando como obra singular pela mistura dos gêneros épico, lírico e dramático, e explicando científica e literariamente um importante momento da história nacional.

Relato minucioso sobre a Guerra de Canudos, ocorrida entre 1896 e 1897, o livro nos dá a medida de grandeza do universo verbal de Euclides da Cunha, em um cenário cultural dominado por grandes estilistas da Língua Portuguesa, como Machado de Assis, Raul Pompéia, Olavo Bilac, Coelho Neto e Rui Barbosa.

Jornalista
Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909) foi um escritor e jornalista brasileiro. Nascido em Cantagalo, estudou na Escola Politécnica e na Escola Militar da Praia Vermelha, tornando-se brevemente um militar. Ingressou no jornal A Província de S. Paulo — hoje O Estado de S. Paulo — enquanto recebia título de bacharel e primeiro-tenente. Em 1897, tornou-se jornalista correspondente de guerra e cobriu alguns dos principais acontecimentos da Guerra de Canudos, conflito dos sertanejos da Bahia liderados pelo religioso Antônio Conselheiro contra o Exercito Brasileiro. Os escritos de sua experiência em Canudos renderam-lhe a publicação de Os Sertões, considerado uma obra notável do movimento pré-modernista que, além de narrar a guerra, relata a vida e sociedade de um povo negligenciado e esquecido pela metrópole. Reconhecido por seu trabalho, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903. Viajou para a região norte do Brasil em uma campanha de demarcação de suas fronteiras, a qual chefiou. Lá, escreveu obras de denúncia e, ao voltar para o Rio de Janeiro, trabalhou no gabinete do Barão de Rio Branco.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra de Canudos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.