Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Expedições militares contra canudos Seu aspecto marcial

446 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Expedições militares contra canudos, de Tristão de Alencar Araripe
Informações técnicas

Autor: Tristão de Alencar Araripe
Páginas: 230
Editora: Biblioteca do Exército Editora
Primeira publicação: 1960
Ano da edição: 1985
Idioma: Português

Sinopse

Este livro não tem a pretensão de ser obra literária acabada. É mais um documentário em que falam os participantes e as testemunhas dos fatos. É trabalho a ser meditado pelos militares. Os comentários que fazemos à margem dos acontecimentos cingem-se ao aspecto técnico e evitam, tanto quanto possível, o terreno panfletário, emocional, sentimental, do preconceito e da presunção descabida. Evitamos o endeusamento sistemático, os conceitos laudatórios e as imputações de culpabilidade sem levar em conta as causas.

Não visamos provocar polêmicas. Queremos apenas colher ensinamentos e reparar injustiça, intencional ou não, que se originou da monumental obra de Euclides da Cunha. Ressentimentos recalcados, levaram os homens públicos a calar o esforço sobre-humano do Exército da primeira década republicana, dos heróis de Canudos, chefes e soldados, não apenas gaúchos ou paulistas, mas soldados de todo o Brasil, sertanejo, sulino ou litorâneo, imolados em ressarcimentos a erros e incompreensões de maus brasileiros.

Não é endeusando o bronco, o jagunço, o cangaceiro facinoroso, levando-os pelo mundo afora em filmes e em cantos que nos imporemos ao respeito dos outros povos.

Militar
Tristão de Alencar Araripe

Tristão de Alencar Araripe (1894-1969) foi um militar, escritor e Ministro brasileiro. Foi Marechal do Exército Brasileiro, comandante da Quarta e da Quinta Região Militar, governador do Território Federal de Fernando de Noronha, e presidente do Superior Tribunal Militar. Escreveu vários livros e foi Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Tristão de Alencar Araripe estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra de Canudos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.