Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Não vendemos livros!

Belo Monte - Uma História da Guerra de Canudos

Livros > Brasil República  |  135 visualizações

Capa do livro Belo Monte - Uma História da Guerra de Canudos, de José Rivair Macedo e Mario Maestri
Autor: José Rivair Macedo e Mario Maestri
Páginas: 200
Editora: Expressão Popular
Primeira publicação: 2004
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse:

Em 1893, Antônio Conselheiro fundava Belo Monte. Em sua curta existência, o arraial deu abrigo a milhares de camponeses pobres e desvalidos que, expulsos da terra pelas secas e pelo latifúndio, buscavam melhores condições de subsistência e assistência espiritual. Foi quase de imediato considerado um perigo para a ordem estabelecida. Um século depois do sangrento massacre que destruiu Canudos, os historiadores José Rivair Macedo e Mário Maestri - preocupados com o resgate e a discussão das formas de participação popular na História do Brasil, - relatam os principais fatos ligados à liderança de Conselheiro, aos sertanejos, ao contexto histórico da guerra e ao modo pelo qual se deu a apropriação da memória do movimento conselheirista pela "história" oficial.


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

José Rivair Macedo

José Rivair Macedo é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História da África no Departamento de História e do programa de pós-graduação em História da UFRGS e pesquisador do CNPq. É autor de A mulher na Idade Média e História da África e coautor dos livros História na sala de aula, Faces do fanatismo, História das guerras, História da paz, História das Guerras e O Brasil no Contexto 1987-2017.

Veja outros livros desse autor (+ 4)
Historiador(a)

Mário Maestri

Mário José Maestri Filho nasceu em Porto Alegre em 1948. Graduou-se e doutorou-se na Université Catholique de Louvain, Bélgica. Escreveu, entre outros trabalhos, A agricultura africana nos séculos XVI e XVII no Litoral Angolano, 1910: A Revolta do Marinheiros e Escravo no Rio Grande do Sul. A charqueada e a gênese do escravismo gaúcho. É atualmente professor do curso de História da Universidade Santa Úrsula.

Veja outros livros desse autor (+ 7)
Historiador(a)

Mais livros sobre Guerra de Canudos

Cristina Coin

A Guerra de Canudos

Edmundo Moniz

Canudos - A luta pela terra

Francisco Marins

A guerra de Canudos

Walnice Nogueira Galvão

O Império do Belo Monte

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar

Responda nossa pesquisa de opinião para que possamos entender melhor nosso público e oferecer melhores conteúdos:

Responder agora Já respondi