Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Belo Monte - Uma História da Guerra de Canudos

606 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Belo Monte - Uma História da Guerra de Canudos, de José Rivair Macedo e Mario Maestri
Informações técnicas

Autor: José Rivair Macedo e Mario Maestri
Páginas: 200
Editora: Expressão Popular
Primeira publicação: 2004
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse

Em 1893, Antônio Conselheiro fundava Belo Monte. Em sua curta existência, o arraial deu abrigo a milhares de camponeses pobres e desvalidos que, expulsos da terra pelas secas e pelo latifúndio, buscavam melhores condições de subsistência e assistência espiritual. Foi quase de imediato considerado um perigo para a ordem estabelecida. Um século depois do sangrento massacre que destruiu Canudos, os historiadores José Rivair Macedo e Mário Maestri - preocupados com o resgate e a discussão das formas de participação popular na História do Brasil, - relatam os principais fatos ligados à liderança de Conselheiro, aos sertanejos, ao contexto histórico da guerra e ao modo pelo qual se deu a apropriação da memória do movimento conselheirista pela "história" oficial.

Historiador
José Rivair Macedo

José Rivair Macedo é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História da África no Departamento de História e do programa de pós-graduação em História da UFRGS e pesquisador do CNPq. É autor de A mulher na Idade Média e História da África e coautor dos livros História na sala de aula, Faces do fanatismo, História das guerras, História da paz, História das Guerras e O Brasil no Contexto 1987-2017.

Historiador
Mário Maestri

Mário José Maestri Filho nasceu em Porto Alegre em 1948. Graduou-se e doutorou-se na Université Catholique de Louvain, Bélgica. Escreveu, entre outros trabalhos, A agricultura africana nos séculos XVI e XVII no Litoral Angolano, 1910: A Revolta do Marinheiros e Escravo no Rio Grande do Sul. A charqueada e a gênese do escravismo gaúcho. É atualmente professor do curso de História da Universidade Santa Úrsula.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra de Canudos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.