Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Castro Alves

326 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Castro Alves, de Domingo Alzugaray
Informações técnicas

Autor: Domingo Alzugaray
Coleção: A vida dos grandes brasileiros
Páginas: 250
Editora: Três
Primeira publicação: 1974
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. Escreveu clássicos como Espumas Flutuantes e Hinos do Equador que o alçaram à posição de maior entre seus contemporâneos, bem como versos de poemas como Os Escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga que lhe valeram epítetos como "poeta dos escravos" e "poeta republicano" por Machado de Assis, ou descrições de ser "poeta nacional, se não mais, nacionalista, poeta social, humano e humanitário", no dizer de Joaquim Nabuco, de ser "o maior poeta brasileiro, lírico e épico", no dizer de Afrânio Peixoto, ou ainda de ser o "apóstolo andante do condoreirismo" e "um talento vulcânico, o mais arrebatado de todos os poetas brasileiros", no dizer de José Marques da Cruz. Integrou o movimento romântico, fazendo parte no país daquilo que os estudiosos chamam de "terceira geração romântica".

Viveu durante toda sua vida no período conhecido como Segundo Reinado do Brasil, morrendo com apenas 24 anos.

Jornalista
Domingo Alzugaray

Domingo Cecílio Alzugaray (1932-2017) foi um ator, jornalista e empresário argentino, naturalizado brasileiro, que fundou a Editora Três e a Revista ISTOÉ.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Literatura brasileira
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.