Enciclopédia da História Mundial

Livros > Outros temas de História  |  171 visualizações

Capa do livro Enciclopédia da História Mundial, de Anita Ganeri
Autor: Anita Ganeri
Título original: World History Encyclopedia
Páginas: 256
Editora: Parragon
Ano da edição: 2005
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

A Enciclopédia da História Mundial é uma extraordinária viagem através da história da raça humana. Qualquer pessoa que precise situar um fato histórico no seu contexto, acolherá com agrado essa abordagem abundantemente ilustrada. A sua penetrante análise do aparecimento do homem e das primeiras povoações prossegue através das civilizações antigas até os dias de hoje, respondendo a questões e estimulando o interesse. Ilustradores talentosos, autores com muita experiência e competências para apresentar uma riqueza de informações.

Mais de 1000 ilustrações, mapas pormenorizados, quadros de datas importantes, cronologias de consulta rápida.


Imagens

Análise do livro

GANERI, Anita. Enciclopédia da História Mundial. Lisboa: Parragon, 2005.

Esse é um daqueles livros que todo apaixonado por História costuma ter em casa. Um livro de capa dura, ricamente ilustrado, com textos curtos sobre todos os principais temas da História Geral.

Comprei essa obra um ano antes de começar a faculdade, mas nunca dediquei um tempo para lê-la do início ao fim. Acredito que nem é o tipo de livro para se fazer isso. Os textos são curtos demais e não há realmente nenhuma informação interessante para alguém que já tenha algum conhecimento na área. O livro também está repleto de incríveis generalizações.

Mas penso que todo mundo gosta de sentar com esse tipo de livro no colo apenas para ficar admirando as suas lindas ilustrações. Principalmente aquelas pessoas que fizeram o ensino médio antes da internet. Nós temos uma quedinha maior por livros ilustrados, pelo simples fato de que na nossa época o acesso à informação era mais difícil. Para vermos fotos de algo só tendo acesso a um livro desses. Hoje em dia o cenário é outro, digitando uma palavra no Google você já tem acesso a milhões de fotos sobre qualquer tema.

Esse livro traz uma rápida introdução sobre o que é a história (páginas 8 a 13) e depois já se lança em explicações sobre a História Antiga (46 páginas) e Idade Média (40 páginas). A Idade Moderna e Contemporânea são divividas em três partes: Época dos Descobrimentos 1400-1700 (36 páginas) e Revolução e Indústria 1700-1900 (40 páginas), e o livro finaliza com O Mundo Moderno 1900-2000 (44 páginas).

A obra também traz uma série de tabelas cronológicas com os acontecimentos da história mundial divididos por temática e ano, listas de batalhas, imperadores e outros líderes. O volume finaliza com um índice remissivo.

Resenha publicada em 08/06/2018.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 32 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Outros temas de História

Victor Davis Hanson

Por que o Ocidente venceu

Gareth Jones

Military History

Edward McNall Burns

História da Civilização Ocidental 1

Selva Guimarães Fonseca

Didática e Prática de Ensino de História

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.