Autor: John Keegan
Título original: The Face of Battle
Páginas: 320
Editora: Biblioteca do Exército
Ano da edição: 2000
Idioma: Português
Lançado em 1976 e reimpresso oito vezes no Reino Unido, além de traduzido para diversos idiomas, o clássico A Face da Batalha do laureado escritor John Keegan, tem, afinal, uma edição brasileira. Esta fascinante obra extrai das profundezas do catastrófico legado conflituoso da humanidade valiosos ensinamentos, sob inúmeros aspectos, de três batalhas travadas em diferentes épocas, que balizam a evolução da arte da guerra. A escolha das três batalhas dissecadas no livro - Azincourt (1415), Waterloo (1815) e Somme (1916) - não observou qualquer critério específico. Resultou unicamente da disponibilidade de fontes confiáveis que satisfizessem aos propósitos do autor.
O objetivo manifesto de John Keegan em A Face da Batalha é mostrar, com a maior fidelidade possível, os horrores do campo de batalha, independentemente dos efeitos do armamento empregado - arco e flecha, armas de fogo, agentes químicos ou outros engenhos bélicos - e como e por que os particjpantes das refregas neles ocorridas controlaram o medo, suportaram os ferimentos e enfrentaram a morte.
Nascido em Londres, Sir John Desmond Patrick Keegan (1934-2012) foi um professor e historiador especialista em conflitos bélicos. Ministrou durante longo período a cadeira de história militar na Real Academia Militar de Sandhurst. Foi autor de mais de vinte livros sobre o tema, vários deles traduzidos para o português, tais como: A Face da Batalha, História Ilustrada Da Primeira Guerra Mundial, Inteligência Na Guerra, Barbarossa: A Invasão Da Rússia e outros.
Esse livro ainda não foi resenhado.