Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Triste Pampa Resistência e punição de escravos em fontes jurídicas no RS / 1818-1833

232 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Triste Pampa, de Solimar Oliveira Lima
Informações técnicas

Autor: Solimar Oliveira Lima
Páginas: 208
Editora: Edipucrs, IEL
Primeira publicação: 1997
Ano da edição: 1997
Idioma: Português

Sinopse

Relato sobre a vida dos escravos no Rio Grande do Sul a partir da pesquisa do autor em documentos legais que descreviam os processos e penas aplicados aos negros.

Através da pesquisa destes documentos, o autor consegue relatar tratamentos comuns dispensados aos escravos, levantar estatísticas sobre castigos aplicados e o modo de vida e sofrimento pelo qual passavam.

Historiador
Solimar Oliveira Lima

Solimar Oliveira Lima é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1985), Bacharel em Direito pela Faculdade Maranhense São José dos Cocais (2013), Mestre em História pela PUC-RS (1993), Doutor em História pela PUC-RS (2001), Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2017) . Professor Titular da Universidade Federal do Piauí, lotado no Campus Amilcar Ferreira Sobral, Floriano, no Curso de Administração, Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescendência -IFARADÁ e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Economia Solidaria -NUPEES.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Escravidão no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.