Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Os cativos e os Homens de Bem Experiências negras no espaço urbano: Porto Alegre - 1858-1888

278 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os cativos e os Homens de Bem, de Paulo Roberto Staudt Moreira
Informações técnicas

Autor: Paulo Roberto Staudt Moreira
Páginas: 356
Editora: Est
Primeira publicação: 2003
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

O resultado de muitos anos de pesquisa do autor resultou neste livro, tese defendida por ele no Programa de Pós-graduação em História pela UFRGS. Ele partiu em busca dos personagens negros, que há tanto tempo perseguem na poeira dos arquivos, nos velhos documentos, nos papéis esquecidos nas prateleiras, seguindo pistas, pegadas, indícios. Leu discursos em práticas, descobriu segredos, reuniu fragmentos e compôs com eles tramas. Deu voz a tal gente sem importância, chegando até a formular, inventivo, estratégias de ação inusitadas, mas convincentes, portadoras de desejos e valores estranhos a nós, contemporâneos, mas tudo através de uma narrativa plausível, redigida em belo estilo.

Ele mapeou trajetos, dramas e malandragens no jogo dos interesses; reconstitui vidas. No primeiro capítulo da obra encontra-se uma visão mais geral e abrangente do escravismo na Capital da província sulina, analisando vários aspectos da experiência negra no espaço urbano. Aborda o movimento emancipacionista organizado, através da descrição e análise das associações que foram criadas com o objetivo básico de alforriar escravos. Tratou das trajetórias em busca da liberdade, enfocando tanto as estratégias adotadas pelos cativos como os interesses dos senhores e poder público na passagem do trabalho escravo ao livre. Nas origens negras, delineia-se a interetnicidade da população brasileira, onde índios, portugueses, negros, europeus e outros, formam o brasileiro, ao qual o negro empresta, como principal ingrediente, seu modo de ser, de fazer, de pensar, de crer e de viver. Um livro atraente, uma obra relevante pela abordagem escolhida, pelo cuidado com que a argumentação é elaborada, no tecer e retecer dos fios com que é feita a História.

Historiador
Paulo Roberto Staudt Moreira

Paulo Roberto Staudt Moreira é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002/2022), Historiógrafo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (1992/2013). Possui graduação em História pela Unisinos, mestrado (1993) e doutorado (2001) em História pela UFRGS e pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (2009).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Escravidão no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.