Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Barões e Escravidão Três gerações de fazendeiros e a crise da estrutura escravista

1,6 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Barões e Escravidão, de Eduardo Silva
Informações técnicas

Autor: Eduardo Silva
Páginas: 276
Editora: Nova Fronteira
Ano da edição: 1984
Idioma: Português

Sinopse

Baseado em minuciosas pesquisas de documentos da época, Eduardo Silva descreve o desenrolar da crise das estruturas do Brasil monárquico, que levou à reorganização do trabalho em novas bases. Analisando a atuação de três gerações de proprietários rurais do Vale do Paraíba - a família Werneck -, o autor oferece uma valiosa contribuição à história política e econômica do Brasil. O apogeu e a crise da cafeicultura escravista refletem-se diretamente na vida e obra das duas primeiras gerações estudadas. A crise do final do sistema e a difícil reorganização da mão-de-obra agrícola constituem o cerne da atuação política e da obra do último "Barão do Café" estudado.

Historiador
Eduardo Silva

Eduardo Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Doutorou-se em História na University College London, na Inglaterra. Ex-chefe do Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, é autor de "Barões e escravidão" (1984), "As queixas do povo" (1988) e, pela Companhia das Letras, "Negociação e conflito - a resistência negra no Brasil escravista (1989), em parceria com João José Reis, e "Dom Obá II D'África, O Príncipe do Povo - Vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor (1997) e "As camélias do Leblon e a abolição da escravatura - uma investigação de historia cultural".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Escravidão no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.