425 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Douglas Cole Libby, Eduardo França Paiva
Coleção: Coleção Polêmica
Páginas: 80
Editora: Moderna
Primeira publicação: 2000
Ano da edição: 2000
Idioma: Português
Fundamentados nos estudos mais recentes sobre a escravidão no Brasil, os autores apresentam um painel abrangente e revelador sobre um dos temas mais importantes da nossa história: a escravidão do negro e seus profundos efeitos nos valores e comportamentos ainda presentes na sociedade brasileira, como a depreciação do trabalho braçal e a inferiorização social do negro.
Criticando as interpretações simplificadoras - como as que atribuem ao senhor um papel ativo e ao escravo a passividade -, os autores não só oferecem várias e novas informações sobre o assunto, como também instigam os estudantes a refletir sobre as relações sociais no Brasil.
Douglas Cole Libby possui Graduação em History - University of Maine at Orono (1971), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou estudos pós-doutorais na Stanford University em 1994 e novamente em 2014-2015. Atualmente é Professor Titular em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de História e de Aquivologia, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Minas, sociedades escravistas, demografia escrava, História da Família e o mundo da produção e do consumo.
Eduardo França Paiva possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em História pela UFMG (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), com estudos pós-doutorais na Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC, Sevilla (2012/2013), na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS, Paris (2006/2007) e na UFPará (2020/2021). É Professor Titular do Dept. de História-UFMG e diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno-CEPAMM-UFMG.
Esse livro ainda não foi resenhado.