Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Escravidão no Brasil Relações sociais, acordos e conflitos

357 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Escravidão no Brasil, de Douglas Cole Libby, Eduardo França Paiva
Informações técnicas

Autor: Douglas Cole Libby, Eduardo França Paiva
Coleção: Coleção Polêmica
Páginas: 80
Editora: Moderna
Primeira publicação: 2000
Ano da edição: 2000
Idioma: Português

Sinopse

Fundamentados nos estudos mais recentes sobre a escravidão no Brasil, os autores apresentam um painel abrangente e revelador sobre um dos temas mais importantes da nossa história: a escravidão do negro e seus profundos efeitos nos valores e comportamentos ainda presentes na sociedade brasileira, como a depreciação do trabalho braçal e a inferiorização social do negro.

Criticando as interpretações simplificadoras - como as que atribuem ao senhor um papel ativo e ao escravo a passividade -, os autores não só oferecem várias e novas informações sobre o assunto, como também instigam os estudantes a refletir sobre as relações sociais no Brasil.

Historiador
Douglas Cole Libby

Douglas Cole Libby possui Graduação em History - University of Maine at Orono (1971), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou estudos pós-doutorais na Stanford University em 1994 e novamente em 2014-2015. Atualmente é Professor Titular em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de História e de Aquivologia, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Minas, sociedades escravistas, demografia escrava, História da Família e o mundo da produção e do consumo.

Historiador
Eduardo França Paiva

Eduardo França Paiva possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em História pela UFMG (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), com estudos pós-doutorais na Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC, Sevilla (2012/2013), na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS, Paris (2006/2007) e na UFPará (2020/2021). É Professor Titular do Dept. de História-UFMG e diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno-CEPAMM-UFMG.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Escravidão no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.