Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Os mercenários do Imperador A primeira corrente imigratória alemã no Brasil 1824-1830

367 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os mercenários do Imperador, de Juvencio Saldanha Lemos
Informações técnicas

Autor: Juvencio Saldanha Lemos
Páginas: 482
Editora: Palmarinca
Primeira publicação: 1993
Ano da edição: 1993
Idioma: Português

Sinopse

Os Mercenários do Imperador é obra que focaliza de forma inédita uma das facetas mais intrigantes - e, estramente, menos estudadas - da primeira corrente imigratória alemã para o Brasil, que ocoreu durante o nosso Primeiro Reinado (1822-1831): a vinda de um numeroso continente de indivíduos destinados às fileiras do recém-organizado Exército Imperial brasileiro.

A produção literária que vem abordando a imigração alemã para o Brasil e especificamente para o Rio Grande do Sul, até hoje, pouco havia se preocupado com essa matéria — por desinteresse genealógico, antipatia por coisas militares, pudor ou mesmo inacesso às fontes primárias da informação histórica.

É daí que decorre a importância e oportunidade deste livro do coronel Juvencio Saldanha Lemos. Não se trata de uma pesada tese universitária. Pelo contrário, é o patente descompromisso com os rígidos padrões acadêmicos, traduzido em um agradável linguajar coloquial, que dá colorido especial à histórica narrativa.

Explorando com rara felicidade a técnica de esboçar um panorama geral e nele inserir, com milímétrica precisão, o fato histórico particularmente em exame, o autor, de quebra, ainda nos brinda com a oportunidade de recordar deliciosos episódios da vida brasileira, nos anos da Independência.

Indiscutivelmente, o autor soube onde pesquisar e buscar informações seguras. E, por isso, não se acanha em fazer afirmações arrojadas, as quais comprova em seguida, através farta documentação.

Os Mercenários do Imperador é um livro cientificamente sério, simpático e sincero, que certamente enriquece a bibliografia nacional referente à colonização estrangeira no Brasil.

Militar
Juvencio Saldanha Lemos

Juvencio Saldanha Lemos é um coronel da reserva do Exército Brasileiro. É autor de obras de caráter histórico-militar como Os Mercenários do Imperador, A Saga do Prata, As Duas Revoltas que abalaram o Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX (sobre a Revolta da Vacina e da Chibata), A Revolta de 1922, Memórias do Coronel e Brummers - A legião alemã contratada pelo Império Brasileiro em 1851.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Imigrantes no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.