Introdução - Introdução curta sobre Darwin e sua importância.
1. O começo - Os primeiros anos da vida de Charles Darwin, desde o nascimento até a volta da viagem de cinco anos no Beagle.
2. "Uma teoria com que trabalhar" - Darwin trabalhando como cientista, publicando artigos e preparando a sua teoria da origem das espécies. Publicação dos diários de viagem. Obras que Darwin leu e que lhe influenciaram. Seu casamento e suas doenças durante o desenvolvimento da teoria.
3. A publicação - Darwin começa a preparar o livro para publicação. Detalhes da obra, da sua preparação e publicação. Discussão de alguns dos temas centrais.
4. Controvérsia - A recepção da sociedade a obra. O apoio de grande parte da comunidade científica. A resistência da religião. Outras obras publicadas por Darwin após essa.
5. Legado - A autora tenta descrever a importância que a teoria teve após a morte de Darwin, mas só se complica e começa a falar mais de política do que de ciência. Esquerdismo radical detectado.
397 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Janet Browne
Título original: Darwin's Origin of Species: A Biography
Coleção: Livros que mudaram o mundo
Páginas: 184
Editora: Zahar
Primeira publicação: 2006
Ano da edição: 2007
Idioma: Português
Janet Browne faz um relato cativante da obra que alterou para sempre nosso conhecimento a respeito do homem, mostrando como A origem das espécies pode reivindicar para si o papel de maior livro científico já escrito no mundo. A autora – uma das mais conhecidas biógrafas de Darwin e editora de sua correspondência –analisa o desenvolvimento das teorias darwinianas, explica como foram recebidas e examina por que ainda hoje são negadas por alguns. Pesquisa as fontes originais, as discussões que provocou e o legado das ideias de Darwin.
Elizabeth Janet Browne é uma historiadora da ciência britânica, conhecida especialmente por seu trabalho sobre a história da biologia do século 19. Ela é atualmente professora de História da Ciência em Harvard.
BROWNE, Janet. A Origem das Espécies: Uma biografia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2007.
A Origem das Espécies: Uma biografia é uma obra da coleção Livros que mudaram o mundo, que conta a história de alguns dos livros mais importantes já escritos pela humanidade. A Origem das Espécies é uma obra publicada em 1859, que revolucionou nossa visão sobre a natureza ao introduzir o conceito de evolução pela seleção natural. O livro é a obra-prima do cientista inglês Charles Darwin.
Abaixo você confere o conteúdo de cada um dos capítulos do livro:
Exibir conteúdo dos capítulosComo você pôde observar acima, o livro apresenta a história da vida do autor antes da publicação, o processo de produção da obra, o lançamento, a recepção na época da publicação e o legado do livro. A autora apresenta muitas informações interessantes, detalhando quais eram os conhecimentos da época e porque a obra foi de tamanha importância. Para quem ainda não está tão familiarizado com o tema, há muitas informações valiosas.
Copm relação a escrita. A qualidade é mediana, nada especial. A leitura não é ruim, mas também não é muito agradável por ser muito bagunçada. A obra podia ser melhor organizada e conter subtítulos dentro dos capítulos. A autora também poderia ter dedicado uma seção da obra a descrever as principais ideias desenvolvidas por Darwin ao invés de levantá-las de forma totalmente desorganizada ao longo de todo o livro.
Não há fotos, gráficos ou qualquer tipo de referência visual na obra. Mas pelo menos a autora coloca as referências certas, dando os nomes principalmente de pessoas e de outros livros que foram publicados, permitindo assim que o leitor amplie seu conhecimento através de futuras pesquisas.
Um tópico levantado pela autora constantemente é o impacto cultural que as novas ideias evolutivas causavam na sociedade cristã da Inglaterra Vitoriana. A autora até chega a levantar a hipótese de que os constantes problemais estomacais, que Darwin desenvolveu durante a escrita da obra, teriam sido causados por uma questão psicológica. Darwin teria estado em um estado constante de apreensão devido ao medo de que a sociedade reagiria mal às suas teorias.
A obra no geral é boa. Só o último capítulo (Legado) que deixa muito a desejar. É simplesmente uma tentativa da autora de tentar difamar Darwin e colocar na sua obra a culpa por tudo que aconteceu no mundo desde então. A autora também tenta, em alguns trechos desse capítulo, passar a falsa ideia de que a teoria de Darwin foi superada e que não tem mais grande valor para a ciência. Nada mais longe da realidade. Realmente fica a ideia de que ela não sabe muito do que está falando.
A leitura dos 4 primeiros capítulos da obra é até legalzinha, mas o capítulo 5 é simplesmente vergonhoso. Ao final da obra, fica um gosto ruim na boca, uma sensação de que o grande livro de Charles Darwin, uma das grandes obras da ciência, merecia algo muito melhor.
Para aqueles que tem interesse na teoria de Charles Darwin, e gostariam de conhecê-la em mais detalhes, eu recomendo as obras de Richard Dawkins. Esse sim é um grande especialista na obra do autor e um escritor de imenso talento, todas as suas obras tratam de uma forma ou de outra da questão evolutiva e do legado gigantesco de Charles Darwin. Entre as suas obras se destacam: O Relojoeiro Cego, A Grande História da Evolução, O Maior Espetáculo da Terra, entre outras.
O autor também produziu uma maravilhosa série de documentários para a BBC com o título "Richard Dawkins - The Genius of Charles Darwin". Os vídeos estão disponíveis no Youtube.
Essa obra está disponível na Library Genesis. Quem tiver interesse em saber informações detalhadas sobre o conteúdo do livro pode conferir minhas anotações de leitura e as fotos da obra, links para ambos no menu lateral.
Resenha escrita em 14/09/2024.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.