308 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Jorge Ferreira, Lucilia de Almeida Neves Delgado
Coleção: O Brasil Republicano
Páginas: 450
Editora: Civilização Brasileira
Ano da edição: 2019
Idioma: Português
Quarto volume da mais importante coleção sobre a República no Brasil.
Nas primeiras décadas do século XXI, temas como democracia, cidadania e República surgem, em diferentes interpretações, como dilema e desafio que a sociedade brasileira enfrenta no cotidiano. Partilhando dessas preocupações, planejamos e organizamos a coleção O Brasil Republicano, em cinco volumes: O tempo do liberalismo oligárquico (edição revista), O tempo do nacional-estatismo (edição revista), O tempo da experiência democrática (edição revista), O tempo do regime autoritário (edição revista) e O tempo da Nova República (volume inédito). Este quarto volume da coleção O Brasil Republicano trata da Quarta República.
Como uma forma de melhor contar a história e trazer relatos com diferentes pontos de vista, a edição conta um pouco mais sobre a era ditatorial no país e seus efeitos na sociedade da época. Os militares, ao lado de seus aliados civis, tomaram o poder em março de 1964 e implantaram uma ditadura que durou 21 anos. Para isso, o regime recorreu à violência, à censura e à espionagem. Apesar de muitos terem obtido condições de vida mais prósperas com o "milagre econômico", tantos outros se tornaram ainda mais probres e tiveram sua realidade ainda mais dificultada. Ainda no governo dos generais tiveram-se opositores, como exemplo de políticos, religiosos, estudantes, artistas e intelectuais. No entanto, foi a juventudade da época que, no desejo de implantar o socialismo no Brasil, pegaram em armas e combateram a ditadura. A transição de volta à democracia, assim como a própria duração do governo militar, foi longa demais. Ao fim, operários entraram em cena, logo seguidos por trabalhadores rurais. E o Brasil descobriu as vantagens de também ser latino-americano.
A magnitude do livro não se encontra apenas pelo tema e a lembrança de tempos passados, mas pela capacidade de revelar situações e momentos ocorridos ao longo dos anos de repressão militar. Para o fãs de política, história e literatura, este volume promete ser um fiel colaborador em suas noções e conhecimentos sobre a política nacional em outros tempos.
Reúne textos de: Carla Simone Rodeghero, Carlos Fico, Denise Rollemberg, Fábio Sá Earp, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Leonilde Servolo de Medeiros, Luiz Carlos Delorme Prado, Marcelo Ridenti, Marco Aurélio Santana, Maria Celina D'Araújo, Mariana Joffily, Paulo Roberto de Almeida.
Jorge Luiz Ferreira possui graduação (1982) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em História Social pela USP (1996). É professor Titular do programa de pós-graduação em História Social da UFF.
Lucilia de Almeida Neves Delgado é doutora em Ciência Política pela USP. Professora Titular aposentada de História da PUC-Minas, Professora aposentada de História e Ciência Política da UFMG e Professora do programa de pós-graduação em Direitos Humanos da UnB.
Esse livro ainda não foi resenhado.