Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

A Baleia no Brasil Colonial Feitorias, baleeiros, técnicas, monopólio, comércio, iluminação.

469 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Baleia no Brasil Colonial, de Myriam Ellis
Informações técnicas

Autor: Myriam Ellis
Páginas: 235
Editora: Melhoramentos
Ano da edição: 1968
Idioma: Português

Sinopse

Na mesma linha de pesquisas sabre o monopólio português no Brasil Colonial, depois do estudo sabre o estanco do sal, a Professara Myriam Ellis oferece aos estudiosos esta documentada monografia sabre a antiga pesca da baleia, também monopólio da coma portuguesa regulamentado por contratos de arrendamento a comerciantes de Portugal.

Até o emprego do petróleo e seus derivados para a iluminação, ou seja, até meados do século 19, recorreu o homem aos avantajados mananciais de gordura de que são portadores os cetáceos, matéria-prima de primeira necessidade para a iluminação, para a fabricação de velas, confecção de tecidos grosseiros de lã e preparo de couros e peles, de tintas, vernizes. sabões, enxofre e breu para calafetagem de embarcações. Durante séculos o óleo de baleia foi mercadoria altamente solicitada no mercado mundial. E também as barbatanas. Estas, metamorfoseavam-nas as manufaturas européias em guarnições de guarda-chuvas, tabaqueiras, piteiras, cachimbos, estojos, bengalas, chicotes, escavas, broxas, penachos e instrumentos de física e química, em lâminas e varetas para armações de corpetes e toucados, capuzes, capacetes, golas, mangas, saias e sapatos e todo o tipo de es-partilhos para adelgarem o talhe feminino e masculino...

No Brasil, serviu o óleo de baleia, especialmente, para as luzes dos en-genhos, de casas e fortalezas; para a calafetagem de barcos nos estaleiros; e ao preparo de especial argamassa para construções mais sólidas. Destarte, nas proximidades dos aglomerados humanos marítimos coloniais ergueram-se entrepostos de pesca de cetáceos, as "feitorias baleeiras".

Historiador
Myriam Ellis

Myriam nasceu no Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1922 e era professora universitária, escritora e historiadora. Era Bacharel em Letras Neo-Latinas (1944) e Bacharel e Licenciada em Geografia e História (1951), pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP. Trabalhou na Universidade de São Paulo, junto à Faculdade de Filosofia Ciências de Letras como assistente da Cadeira de História da Civilização Brasileira (1952); Doutoramento em Ciências (História da Civilização Brasileira) (1955); Professora Assistente a partir de 1962; Regência da Cadeira de História da Civilização Brasileira - Curso Noturno - 1963 a 1971; Livre Docente da História da Civilização Brasileira (1966); Regência interina da Disciplina de História do Brasil (1971-1973). Professora Titular (concursada) (1973 a 1985), ela foi Chefe do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (de 1974 a 1978).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.