Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Tratado da terra do Brasil

439 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Tratado da terra do Brasil, de Pedro de Magalhães Gândavo
Informações técnicas

Autor: Pedro de Magalhães Gândavo
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 155
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1576
Ano da edição: 2018
Idioma: Português

Sinopse

Pero de Magalhães Gandavo (1540-1580), natural de Braga, descendia de flamengos, como seu nome indica (morador ou filho de Gand). Residiu algum tempo no Brasil. Foi humanista e latinista, e Camões teve-o por amigo. Este Tratado só apareceu em 1826 no quarto volume da “Coleção de notícias para a História e Geografia nas nações ultramarinas que vivem nos domínios portugueses ou lhe são vizinhas”, publicada pela Academia Real das Ciências de Lisboa, e depois nunca mais foi reeditada. A História, impressa em 1576, foi traduzida para o francês por Ternaux-Campans, em 1837, reimpressa duas vezes: avulsa, em Lisboa, e na Revista do Instituto Histórico. Do Tratado da terra do Brasil, clássico da literatura histórica da América lusitana, Capistrano de Abreu afirma no prefácio: “Diz rapidamente o descobrimento da Terra, dá o nome dos primeiros donatários ou dos donatários vivos, fala em Tomé de Sousa a propósito da fundação da cidade do Salvador [...] Mais de uma vez repete que seu projeto se reduz a mostrar as riquezas da terra, os recursos naturais e sociais nela existentes, para excitar as pessoas pobres a virem povoá-la; seus livros são uma propaganda de imigração.” 

Fonte primária
Pêro de Magalhães Gândavo

Pêro de Magalhães Gândavo (c. 1540 – c. 1580) foi um historiador e cronista português. Filho de pais flamengos oriundos da cidade de Gand, daí o seu apelido Gândavo, nasceu em Braga em data incerta, provavelmente por volta de 1540. Foi professor de latim e português no norte de Portugal e secretário na Torre do Tombo. Gândavo esteve no Brasil, talvez entre 1558 e 1572, para trabalhar na Fazenda do governo da Bahia. Escreveu Tratado da Província do Brasil e Tratado da Terra do Brasil, com a finalidade de estimular a emigração portuguesa. Os dois textos foram reunidos mais tarde no famoso livro História da Província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, editado em Lisboa, por Antônio Gonçalves, em 1576.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Relatos de viajantes pelo Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.