Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Outros temas de História

História do Medo no Ocidente 1300-1800 - Uma cidade sitiada

265 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História do Medo no Ocidente, de Jean Delumeau
Informações técnicas

Autor: Jean Delumeau
Título original: La Peur en Occident (XIVe-XVIIIe siècles)
Páginas: 696
Editora: Companhia de Bolso
Ano da edição: 2009
Idioma: Português

Sinopse

“Não temos história do amor, da morte, da piedade, da crueldade, da alegria.” A queixa de Lucien Febvre, em 1948, muito repetida desde então, tornou- se quase um manifesto da disciplina que se convencionou chamar a “história das mentalidades”. Uma das lacunas que o fundador da escola dos Annales deplorava foi preenchida pela História do medo no Ocidente, obra de 1978 e já hoje um clássico.

Ao tomar como objeto de estudo o medo, Jean Delumeau parte da ideia de que não apenas os indivíduos mas também as coletividades estão engajadas num diálogo permanente com a menos heroica das paixões humanas. Revelando-nos os pesadelos mais íntimos da civilização ocidental do século xiv ao xviii — o mar, os mortos, as trevas, a peste, a fome, a bruxaria, o Apocalipse, Satã e seu agentes (o judeu, a mulher, o muçulmano) —, o grande pensador francês realiza uma obra sem precedentes na historiografia do Ocidente.

Historiador
Jean Delumeau

Jean Léon Marie Delumeau (1923-2020) foi um historiador francês especializado em estudos sobre a história do Cristianismo e autor de vários trabalhos relacionados com a temática. Dedicou-se ainda ao estudo do Renascimento com qual obteve o Prêmio Gobert em 1967. Foi professor da cátedra da História das Mentalidades religiosas (1975–1994) no Collège de France. Foi titulado doutor honoris causa em 1984 pela Universidade do Porto. Era membro da Académie des inscriptions et belles-lettres.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Outros temas de História
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.