Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

O poder moderador na república presidencial Um anteprojeto da Constituição Brasileira

224 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O poder moderador na república presidencial, de Borges de Medeiros
Informações técnicas

Autor: Borges de Medeiros
Coleção: Memória política do Rio Grande do Sul
Páginas: 124
Editora:
Primeira publicação: c.1900
Ano da edição: 1994
Idioma: Português

Sinopse

Este é um livro importante e, sob certos aspectos, incomparável, pois seu autor não foi apenas um escritor, mas um ator na vida republicana, do seu início ao seu eclipse; nele, não só revisa conceitos teóricos, como julga com severa objetividade quarenta anos de experiência política, da qual fora protagonista eminente.

Político
Borges de Medeiros

Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961) foi um advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do estado do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante a República Velha e marcado pela defesa de valores positivistas. Antigo partidário de Getúlio, passou a discordar deste após a revolução de 1930, principalmente devido à política de centralização do poder no governo federal, prejudicando governos estaduais, adotada por Vargas. Borges de Medeiros também atuou no levante constitucionalista de 1932, quando apoiou os paulistas, no movimento legalista. Opondo-se ao governo federal, Borges elegeu-se deputado federal à Assembleia Nacional Constituinte de 1933. No ano seguinte foi candidato à Presidência da República, em eleição indireta no Congresso Nacional. Obteve 59 votos contra 174 obtidos por Getúlio Vargas.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre República Velha
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.