Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A guerra de Canudos

633 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A guerra de Canudos, de Francisco Marins
Informações técnicas

Autor: Francisco Marins
Coleção: O Cotidiano da História
Páginas: 32
Editora: Ática
Ano da edição: 1997
Idioma: Português

Sinopse

O livro A Guerra de Canudos pertence à série "O Cotidiano da História", da Ática. Seu autor, o acadêmico Francisco Marins, tem grande intimidade com este episódio sangrento e inesquecível da história brasileira.

"Meu interesse sobre Canudos nasceu com Os Sertões", declara Marins. O livro, escrito por Euclides da Cunha, é a obra máxima que descreve os episódios de Belo Monte ou Canudos, ocorridos em 1897, no norte do estado da Bahia.

Em A Guerra de Canudos, Marins recupera o cotidiano de Antônio Conselheiro, fundador de Canudos ao lado de alguns seguidores. Pregando os fundamentos do Antigo Testamento e vociferando contra os novos tempos republicanos de então, Conselheiro conseguiu arregimentar uma comunidade de mais de 20 mil "jagunços".

Há, na obra, interessantes diálogos entre os diversos personagens da trama - alguns apresentados por Euclides da Cunha, como Pajeú e João Abade, outros criados por Marins. A Guerra de Canudos também reúne boxes que misturam informações da história real ao ambiente ficcional criado pelo escritor.

Francisco Marins

Francisco Marins (1922-2016) foi um escritor paulista. Os seus livros foram traduzidos em quinze línguas e levam as histórias típicas do Brasil a vários países do mundo. É o único escritor do país a figurar na famosa coleção Européia "Delphin", que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo. É autor de vários livros da coleção infanto-juvenil Vaga-lume.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra de Canudos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.