Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

O Rei dos Jagunços Crônica Histórica e de Costumes Sertanejos Sobre os Acontecimentos de Canudos

639 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Rei dos Jagunços, de Manuel Benicio
Informações técnicas

Autor: Manuel Benicio
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 294
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1897
Ano da edição: 2013
Idioma: Português

Sinopse

Manuel Benício foi correspondente do Jornal do Comércio no conflito de Canudos (1897). De lá, enviou relatos dos combates durante um mês. A acidez de suas críticas à condução da guerra e o viés de simpatia aos jagunços seguidores de Antônio Conselheiro ficam claros em seus escritos. Dois anos após o término do conflito, o jornalista publicou O Rei dos Jagunços, em que apresenta crônicas escritas no “calor da hora” sobre o conflito, procurando mostrar o lado não glorioso da guerra, num tom vibrante e emocionado. Este livro traz a reprodução da obra de Benício, acompanhada de um estudo introdutório e notas de Sílvia Azevedo, que acrescentam novas informações a esse episódio tão importante de nossa história.

Jornalista
Manuel Benicio

Manoel Benício foi um professor, tabelião, militar e jornalista brasileiro radicado em Niterói. Cursou o Colégio Militar, mas não chegou a se formar. Trabalhou como repórter do jornal O Tempo, durante a Revolta da Armada. Em 1897 o Jornal do Commercio o enviou a Canudos como correspondente de guerra.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra de Canudos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.