Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Guerra, Açúcar e Religião no Brasil dos Holandeses

112 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Guerra, Açúcar e Religião no Brasil dos Holandeses, de Adriana Lopez
Informações técnicas

Autor: Adriana Lopez
Páginas: 244
Editora: SENAC-SP
Primeira publicação: 1999
Ano da edição: 2002
Idioma: Português

Sinopse

Menos de dez anos depois de finalmente se ter expulso os franceses invasores da costa brasileira, eis que vieram os holandeses para atacar, ocupar e saquear a vila de Salvador, na Bahia. Foi esse um ensaio geral, seguido por outro em 1627, do que fariam em 1630 na capitania de Pernambuco, quando uma numerosa frota amparada no poder da Capitania das Índias Ocidentais chegou para dominar Olinda e Recife. Assim foi por 24 anos, período que conheceu sua"idade do ouro" na administração de Maurício de Nassau. Mas, na maior parte, marcado pela guerra de resistência sustentada por luso-brasileiros, índios e negros, tendo por pano de fundo o comércio de açúcar e o tráfico de escravos, além das divergências religiosas.

Este novo título da trilogia de Adriana Lopez sobre os estrangeiros no país, inaugurada por "Franceses e tupinambás na Terra do Brasil" e a complementar-se com o tema da influência dos ingleses, é uma contribuição a mais do Senac de São Paulo ao conhecimento da nossa história.

Historiador
Adriana Lopez

Adriana Lopez é historiadora pós-graduada pela Universidade de São Paulo e autora de A América dos libertadores (Ática, 1998), Franceses e tupinambás na Terra do Brasil (Senac-SP, 2001), Guerra, açúcar e religião no Brasil dos holandeses (Senac-SP, 2002) e De cães a lobos-do-mar: súditos ingleses no Brasil (Senac-SP, 2007), entre outros. Com Carlos Guilherme Mota, escreveu História do Brasil: uma interpretação (Senac-SP, 2008), livro que recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 2009.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Holandeses no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.