Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Gente de guerra Origem, cotidiano e resistência dos soldados do exército da Companhia das índias Ocidentais no Brasil (1630-1654)

155 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Gente de guerra, de Bruno Romero Ferreira Miranda
Informações técnicas

Autor: Bruno Romero Ferreira Miranda
Páginas: 435
Editora: UFPE
Primeira publicação: 2011
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

O livro de Bruno Romero Ferreira Miranda é baseado na sua tese de doutorado e trata sobre das tropas recrutadas pela Companhia das Índias Ocidentais para combater no Brasil de 1630 a 1654. Oferece ao leitor questões e evidências inovadoras a respeito do dia a dia das guerras pernambucanas, também conhecidas como guerras holandesas ou flamengas. E oferece evidências sólidas com fontes compulsadas no decorrer de toda obra. Porém, o autor não se limita a enunciar as questões de forma geral, então, sempre que possível, esboça trajetórias individuais, incursiona em microanálises, reduzindo com perícia a escala de observação, narrando com sensibilidade cada experiência em questão. Por isso, Gente de Guerra dá excelente exemplo do que hoje se chama de Nova História Militar.

Historiador
Bruno Romero Ferreira Miranda

Dr. Bruno Miranda (1981) é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde 2013, membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano desde 2012 e do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana desde 2021. Desenvolve pesquisas sobre a história do Brasil colonial, com foco em História Militar, História Moderna, História Indígena, expansão ultramarina portuguesa e neerlandesa nos séculos XVI e XVII e paleografia portuguesa e neerlandesa dos séculos XVI e XVII. É editor-chefe da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano desde 2014. É professor dos programas de pós-graduação em história da UFRPE e da UFPE. Obteve PhD em História no Instituto de História da Universidade de Leiden, Países Baixos, em 2011, com a tese "Gente de guerra: Origem, cotidiano e resistência dos soldados do exército da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1654)".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Holandeses no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.