Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

A Independência além do grito A grande aventura épica do surgimento da nação brasileira

94 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Independência além do grito, de José Antônio Severo
Informações técnicas

Autor: José Antônio Severo
Páginas: 239
Editora: Já Editores
Primeira publicação: 2022
Ano da edição: 2022
Idioma: Português

Sinopse

A obra resulta de uma meticulosa pesquisa histórica. O texto, denso e original, foi escrito para subsidiar o roteiro da série Independências, de 16 capítulos, que a TV Cultura de São Paulo começou a exibir no 7 de setembro do bicentenário da Independência do Brasil. José Antônio Severo faz um recorte dos dez anos que vão do Congresso de Viena, em 1815, ao reconhecimento da Independência do Brasil por parte de Portugal, em 1825. Para ele, foi nesse período que o Brasil conquistou e consolidou sua condição de Nação Soberana. O livro mostra que nem só de diplomacia e tramas palacianas se fez a Independência que agora completa 200 anos. Houve também lutas sangrentas em vários pontos do país, com grande participação popular e feitos heroicos. Ilustrado por Enio Squeff, com prefácio de Aldo Rebelo.

A Independência Além do Grito é o último livro de José Antônio Severo, falecido em setembro de 2021, aos 78 anos. Nele, o autor deu continuidade ao seu trabalho de mais de três décadas sobre temas históricos. Trabalho que rendeu três obras referenciais – Senhores da Guerra, Cinzas do Sul e Rios de Sangue – e agora esse Além do Grito, em que traça um painel monumental dos eventos que culminaram com a Independência do Brasil.

Jornalista
José Antônio Severo

José Antônio Severo (1942-2021) foi jornalista. Foi repórter das revistas Realidade e Veja nos anos 60, editor executivo da revista Exame nos anos 70, editor chefe de telejornais na Rede Globo e diretor geral de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão. Em jornais, trabalhou, entre outros, na Zero Hora, na Folha da Manhã e no Correio do Povo em Porto Alegre, no jornal O Globo do Rio de Janeiro e na Gazeta Mercantil.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Independência do Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.