234 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: José Bonifácio de Andrada e Silva, Miriam Dolhnikoff
Coleção: Grandes nomes do pensamento brasileiro
Páginas: 212
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: c.1820
Ano da edição: 2000
Idioma: Português
Os textos aqui reunidos repõem em circulação o pensamento do Patriarca e sua preocupação em construir na América um país moderno e civilizado, o que significava empreender reformas de fundo, como dar fim à escravidão, promover a reforma agrária, permitir o acesso de todos à educação etc. O autor analisa o Brasil e apresenta suas propostas, ao mesmo tempo que desfere críticas aos seus contemporâneos, em especial a d. Pedro I. Os alvos de suas observações ácidas vão da Igreja católica aos poetas nacionais, passando por inesperadas considerações sobre as mulheres e a política. A diversidade de temas que aborda inclui o caráter e os costumes dos brasileiros, com reparos aos hábitos de alimentação e vestuário de seus conterrâneos.
José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Em 11 de janeiro de 2018, foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil. No campo político, foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e, desde o início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, comandou uma política centralizadora e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal. Foi tutor do futuro Pedro II entre 1831 e 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência, devido a disputas por poder dentre as facções que o compunham.
Miriam Dolhnikoff possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, organização institucional do Estado, parlamento.
Esse livro ainda não foi resenhado.