Autor: Augusto Olímpio Viveiros de Castro e outros
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 479
Editora: Senado Federal
Ano da edição: 2010
Idioma: Português
Em 8 de janeiro de 1922, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro abria a sessão inaugural das comemorações do centenário da Independência, com nomes representativos da historiografia brasileira apresentando suas análises dos momentos cruciais do ano de 1822. Neste O ano da Independência estão apresentados, com suas exegeses, fatos marcantes como a chegada da esquadra portuguesa com propósito intimidador, a viagem de D. Pedro a Minas Gerais, o título “Defensor Perpétuo do Brasil” dado a D. Pedro, a convocação da Assembleia Constituinte, a sessão dos maçons, até culminar com o grito do Ipiranga. Seguem-se as reações e lutas, como a batalha de Pirajá, na Bahia, até a sagração e a coroação do Imperador em dezembro daquele ano.
Editado pelo IHGB, entre os autores dos ensaios estão: Augusto Olímpio Viveiros de Castro, Artur Pinto da Rocha, Alfredo Valadão, Laudelino Freire, Augusto Tavares de Lira, Aurelino Leal, Conde de Afonso Celso, Miguel Calmon e Eugênio Vilhena de Morais.
Augusto Olímpio Viveiros de Castro (1867-1927) foi um promotor, professor, escritor e juiz brasileiro. Filho do senador Augusto Olímpio Gomes de Castro e de Ana Rosa de Viveiros de Castro. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de Recife, recebendo o grau de bacharel em 1888. Como professor lecionou na antiga Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, em 1907, as cadeiras de Direito Civil, Administrativo e Internacional. Foi ministro do Tribunal de Contas da União (1901-1914). Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1915.
Esse livro ainda não foi resenhado.