Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul Processos de formação e evolução de uma comunidade ítalo-brasileira

15 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul, de Vitalina Maria Frosi, Ciro Mioranza
Informações técnicas

Autor: Vitalina Maria Frosi, Ciro Mioranza
Páginas: 84
Editora: Editora Movimento
Primeira publicação: 1975
Ano da edição: 1975
Idioma: Português

Sinopse

Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul analisa não só os processos transformativos dessa comunidade, mas também avalia as causas que induziram os italianos do Nordeste a aderirem aos fluxos migratórios em demandas em terras brasileiras. Publicado inicialmente em 1975, ano do Centenário da Imigração Italiana no RS, este livro traz uma contribuição aos estudiosos do assunto e presta uma homenagem ao ítalo-brasileiro, além de representar o resultado do primeiro projeto de pesquisa desenvolvido na área da imigração e colonização italiana, na Universidade de Caxias do Sul.

Vitalina Maria Frosi

Vitalina Maria Frosi possui graduação em Letras Neolatinas pela UCS (1967), especialização em Dialetologia e Fonética Experimental pela Faculdade de Letras de Lisboa (1971/1972), especialização em Pesquisa Linguistica pela PUC-RS (1976), especialização em Corso Invernale di lingua e Cultura Italiana pela Università degli Studi di Firenze (2001), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Linguistica e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora de Bilinguismo e Dialetologia no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS.

Ciro Mioranza

Ciro Mioranza nasceu em Flores da Cunha em 1940. Licenciado em Letras pela PUC-RS. Dirigiu o Instituto Superior Brasileiro-Italiano de Estudos e Pesquisas da UCS. Realizou viagens de estudos de 1967 a 1973 nas universidades de Roma, Pádua, Sorbonne, Southampton, Munique e Bucareste.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Imigração italiana no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.