Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Guia do Viajante pelo mundo antigo - Grécia

No ano 415 a.C.

Livros > Grécia Antiga  |  984 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Guia do Viajante pelo mundo antigo - Grécia, de Eric Chaline
Autor: Eric Chaline
Título original: Traveler's Guide to the Ancient World: Ancient Greece
Coleção: Guia do Viajante pelo Mundo Antigo
Páginas: 159
Editora: Ciranda Cultural
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Imagine como seria viajar de volta no tempo e explorar uma cidade clássica, ver as maravilhas antigas quando elas eram novas e encontrar as pessoas que viviam e trabalhavam por lá. Ao trazer a história de volta à vida, o "Guia do viajante pelo Mundo Antigo" fornece um panorama da Grécia e seus arredores.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

CHALINE, Eric. Guia do Viajante do pelo mundo antigo: Grécia no ano 415 a.C. São Paulo: Ciranda Cultura, 2014.

Esse livro faz parte de uma coleção lançada pela editora Ciranda Cultural, que também conta com um volume sobre o Egito Antigo 1200 a.C e outro sobre a Roma Antiga em 300 d.C.

É complicado rotular esse livro como uma obra infantil. Não só o livro conta com textos sobre bordéis e homossexualismo, o que assustaria muitos pais, mas a obra também traz muito textos. Embora o livro tenha sido publicado por uma editora conhecida por um acervo infantil (Ciranda Cultural), a obra tem poucas ilustrações e um estilo de escrita não tão simples assim. Acredito que essa seja uma obra mais voltada para o público adolescente.

A obra fala de economia, política, sociedade e cultura e está organizada no formato de um guia de viagem, citando detalhes arquitetônicos e eventos que podem ser observados por um turista na Grécia do século 5 a.C. O livro é todo focado em Atenas, e os capítulos 2 e 3 se dedicam exclusivamente a descrever a cidade e os seus arredores.

Além do fato dos textos serem escritos com uma fonte muito pequena, a obra chama atenção por contar com descrições superficiais e entendiantes. Basicamente o autor busca falar de tudo e acaba falando de nada. Não é um livro que eu recomendaria para alguém que já tenha um conhecimento básico sobre a Grécia Antiga. Parece ser uma obra voltada para um público totalmente iniciante. Mas acredito que, mesmo esse público, vai ter dificuldade em achar a obra interessante.

Embora o livro conte com uma diagramação diferenciada, um papel especial e algumas ilustrações, a verdade é que é uma obra simplesmente chata de se ler. A forma como o conteúdo é apresentado não é nem um pouco interessante e me deixou muito decepcionado.

Resenha publicada em 14/03/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Eric Chaline

Eric Chaline é jornalista e escritor especializado em história, filosofia e religião. Graduou-se em Cambridge e é autor de diversos livros. Mora em Londres.

Jornalista

Mais livros sobre Atenas

Anthony Everitt

A ascensão de Atenas

Luciano Canfora

O Mundo de Atenas

Fiona MacDonald

Fique por Dentro da História: Um Templo Grego

Peter V. Jones

O Mundo de Atenas

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL