Autor: Jean Favier
Título original: Charlemagne
Páginas: 704
Editora: Estação Liberdade
Ano da edição: 2004
Idioma: Português
Nessa monumental e bem-documentada biografia, o historiador medievalista e ex-presidente da Biblioteca Nacional da França, Jean Favier, escreve sobre fatos e lendas que envolvem o personagem Carlos Magno, o rei franco que foi coroado imperador romano no dia 25 de dezembro do ano 800 pelo papa Leão III. Doze anos mais tarde Carlos Magno seria reconhecido como tal pelo império bizantino, que até então reivindicara o direito à sucessão do império romano, marcando, assim, o início da história ocidental cristã. A partir de sua coroação, o papado e o império tornaram-se os principais centros de poder espiritual e temporal da Idade Média. Quando morreu, em 814, Carlos Magno reinava sobre um território que se estendia do Mar do Norte à região dos Abruzos (Itália), do Rio Elba até o Ebro, do Lago Balaton (Hungria) até a Bretanha.
Tratando das intermináveis campanhas guerreiras de Carlos Magno e de seu legado político, religioso e cultural, o autor destaca que as lendas criadas em torno do personagem são tão importantes quanto os documentos existentes sobre ele e que doze séculos depois da coroação de 800 ainda estamos longe de certezas no que tange à história de Carlos Magno.
Jean Favier (1932-2014) foi um historiador francês especializado em história medieval. De 1975 a 1994, ele foi diretor do Arquivo Nacional Francês. De 1994 a 1997, ele foi presidente da Bibliothèque nationale de France. Ele era um membro da Académie des Inscriptions et Belles-Lettres desde 1985.
Esse livro ainda não foi resenhado.