Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Alta Idade Média

Os Grandes Líderes - Carlos Magno

510 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os Grandes Líderes - Carlos Magno, de Susan Banfield
Informações técnicas

Autor: Susan Banfield
Título original: Charlemagne - World Leaders Past and Present
Coleção: Os Grandes Líderes
Páginas: 85
Editora: Nova Cultural
Ano da edição: 1988
Idioma: Português

Sinopse

"Carlos, Sereníssimo Augusto, coroado por Deus, grande e pacifico imperador, governante do Império Romano e, pela graça de Deus, rei dos lombardos e dos francos" recebeu a coroa das mãos do papa Leão III no dia de Natal de 800. Ele era o senhor de um império que atingia dimensões continentais. Seus domínios se abriam como um leque em direção ao Oriente, alcançando as terras dos ávaros. Os limites ocidentais atingiam a marca da Bretanha, no extremo oeste, e a marca da Espanha. a sudoeste. Para manter a unidade de tão vasto território, só mesmo a audácia de um homem hábil, forte e empreendedor. Virtudes que seu sucessor, Luis, o Pio, seu filho, não possuía.

Se o império carolíngio foi um fato real, já a história de Carlos Magno e entremeada de proezas contadas com pormenores tão fantásticos que se torna difícil discernir o que é lenda e o que é fato. Mesmo durante sua vida, as canções de gesta e os romances de cavalaria celebraram-no como restaurador do Império Romano, unificador dos povos, reformador jurídico, estabilizador das finanças, benfeitor das artes, evangelizador dos pagãos, herói cristão a serviço do poder civil, herói militar a serviço da religião. O império que Carlos Magno construiu, enquanto domínio territorial, foi efêmero; perdurou, graças ao talento político de seu criador, apenas enquanto ele viveu. Já os efeitos de sua existência influíram decisivamente na história do Ocidente.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Carlos Magno
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.