Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Getúlio 1882-1930 Dos anos de formação à conquista do poder

693 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Getúlio 1882-1930, de Lira Neto
Informações técnicas

Autor: Lira Neto
Páginas: 664
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 2012
Idioma: Português

Sinopse

Neste primeiro volume da trilogia Getúlio, o leitor acompanha Getúlio Vargas desde suas origens na pequena São Borja até a tomada do poder federal após a Revolução de 30. A monumental trilogia Getúlio, de Lira Neto, da qual se lança agora o primeiro volume, vem suprir com sobras essa lacuna. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos - muitos deles inéditos ou pouco explorados - para ajudar a decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo.

Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, Lira Neto se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos etc. O resultado desse árduo trabalho, acompanhado de um mergulho na bibliografia histórica sobre o período, é um relato envolvente, por vezes eletrizante, ao qual o talento narrativo do autor confere a vivacidade e o ritmo de um bom romance.

Jornalista
Lira Neto

Nascido em Fortaleza em 1963, Lira Neto é jornalista e escritor. Ganhou o prêmio Jabuti em 2007, na categoria melhor biografia, por O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar. É autor também de Maysa: Só numa multidão de amores, Castello: A marcha para a ditadura e Padre Cícero: Poder, fé e guerra no Sertão.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Era Vargas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.