958 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Lênin
Páginas: 127
Editora: Global
Ano da edição: 1982
Idioma: Português
Lênin escreveu seu texto quando ainda estava no exílio em 1916 e antes da Revolução. O livro só foi publicado no calor da Revolução de 1917. Nele, Lênin analisa o desenvolvimento da fase imperialista do capitalismo e suas conseqüências catastróficas para a humanidade e responde às dificuldades do movimento revolucionário para se afastar das armadilhas que os reformistas semeavam na luta contra o capitalismo. Sua atualidade segue esmagadora e gritante.
O reformismo buscava a todo o momento dourar a pílula do imperialismo. Na época de Lênin, fazia isso dissimulando as crises com discursos nacionalistas que ajudaram a desencadear a guerra mundial de 1914 a 1918.
Hoje, apesar das gigantescas violências cometidas em nome da globalização, como as novas guerras, a abertura dos mercados que ameaçam as nações e suas economias, as crises financeiras produzidas pela especulação desenfreada, a fome de milhões, patrocinada por multinacionais, aparecem os defensores de “uma outra globalização” ou dos fóruns sociais. Essas são propostas contra-revolucionárias para acompanhar as políticas dos governos ligados ao mercado. Daí a enorme atualidade do livro de Lênin, que toca em questões que seguem atuais e dizem respeito à sobrevivência da humanidade.
Vladimir Ilyich Ulyanov (1870-1924), mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa e da URSS entre 1917 e 1924.
Esse livro ainda não foi resenhado.