Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo

868 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo, de Lênin
Informações técnicas

Autor: Lênin
Páginas: 127
Editora: Global
Ano da edição: 1982
Idioma: Português

Sinopse

Lênin escreveu seu texto quando ainda estava no exílio em 1916 e antes da Revolução. O livro só foi publicado no calor da Revolução de 1917. Nele, Lênin analisa o desenvolvimento da fase imperialista do capitalismo e suas conseqüências catastróficas para a humanidade e responde às dificuldades do movimento revolucionário para se afastar das armadilhas que os reformistas semeavam na luta contra o capitalismo. Sua atualidade segue esmagadora e gritante.

O reformismo buscava a todo o momento dourar a pílula do imperialismo. Na época de Lênin, fazia isso dissimulando as crises com discursos nacionalistas que ajudaram a desencadear a guerra mundial de 1914 a 1918.

Hoje, apesar das gigantescas violências cometidas em nome da globalização, como as novas guerras, a abertura dos mercados que ameaçam as nações e suas economias, as crises financeiras produzidas pela especulação desenfreada, a fome de milhões, patrocinada por multinacionais, aparecem os defensores de “uma outra globalização” ou dos fóruns sociais. Essas são propostas contra-revolucionárias para acompanhar as políticas dos governos ligados ao mercado. Daí a enorme atualidade do livro de Lênin, que toca em questões que seguem atuais e dizem respeito à sobrevivência da humanidade.

Fonte primária
Lênin

Vladimir Ilyich Ulyanov (1870-1924), mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa e da URSS entre 1917 e 1924.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolução Russa
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.