Revolução Russa: Uma breve introdução

Livros > Contemporânea  |  2 visualizações

Capa do livro Revolução Russa: Uma breve introdução, de Steve A. Smith
Autor: Steve A. Smith
Título original: The Russian Revolution: A Very Short Introduction
Páginas: 208
Editora: L&PM
Ano da edição: 2017
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

A Revolução Russa foi uma das primeiras manifestações populares do século XX e culminou na renúncia de um monarca e no surgimento do primeiro Estado socialista do mundo. Dividida em duas partes, a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro de 1917, derrubou a autocracia e levou ao poder Lenin e seu Partido Bolchevique. A ruína da autocracia teve suas raízes em uma crise em meio à modernização, quando trabalhadores começaram a sair às ruas reivindicando melhores condições de trabalho e renda na esperança de derrubar uma estrutura de dominação.

S. A. Smith faz um relato atualíssimo do que foi a revolução, dos impactos que causou e de como até hoje influencia a forma de vermos a política. Com uma linguagem clara, envolve o leitor nesta história de várias histórias através de seus marcantes personagens.

“Num nível filosófico, a revolução levantou questões profundas sobre como a justiça, a igualdade e a liberdade podem ser reconciliadas, questões que são relevantes ainda hoje, mesmo que as respostas dadas a elas pelos bolcheviques fossem fatalmente imperfeitas.”


Imagens

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pela equipe do site.

Steve A. Smith

Steve Smith é professor de História na Universidade de Essex. Entre seus livros se destacam várias obras sobre a Revolução Russa, e sobre o comunismo na China.

Historiador(a)

Mais livros sobre Revolução Russa

Lênin

Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo

Jean Marabini

A Rússia durante a revolução de outubro

Daniel Aarão Reis Filho

A Revolução Russa 1917-1921

John Reed

10 dias que abalaram o mundo

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.