Autor: Max Hastings
Título original: Catastrophe 1914: Europe Goes to War
Páginas: 670
Editora: Intrínseca
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
Em 1914, a Europa mergulhou num conflito sem precedentes. A Primeira Guerra Mundial desfez impérios, aniquilou dinastias e transformou toda a geopolítica do Velho Mundo, marcando de fato o início do século XX. Cem anos após a eclosão da “guerra para acabar com todas as guerras”, Max Hastings examina as causas que conduziram ao início das hostilidades e acompanha as agruras de incontáveis homens e mulheres durante os primeiros meses de luta.
Em Catástrofe — 1914: a Europa vai à guerra, Hastings relata como, após o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, as relações diplomáticas se degeneraram e os países europeus lançaram-se numa calamidade que deixaria um saldo de milhões de mortos. O autor explora detalhes da realidade da guerra pelos olhos de estadistas, aristocratas, soldados e camponeses, oferecendo uma análise brilhante das decisões de líderes políticos e militares e pintando um retrato vívido do começo do conflito.
Max Hastings é um jornalista britânico nascido em 1974, e com mais de 15 obras publicadas sobre história de conflitos militares. Atuou como correspondente de guerra na Guerra das Malvinas, e em diversos outros países que passavam por guerras. Em 2002 recebeu o título de cavaleiro por sua contribuição para o jornalismo e para a literatura. O autor também já tem outra obra publicada no Brasil, essa sobre a Segunda Guerra Mundial (Inferno: O mundo em guerra 1939-1945).
Esse livro ainda não foi resenhado.