1 - A Europa em 1914 - A situação dos países envolvidos na guerra antes do conflito. As motivações e o que levou ao início do conflito.
2 - O advento da guerra - As mudanças tecnológicas e armamentistas em 1914. O início da guerra e a visão dos envolvidos de que seria um conflito rápido.
3 - 1914: As campanhas iniciais - Reações populares ao início da guerra. A invasão da Bélgica pela Alemanha. As primeiras batalhas no front ocidental e oriental.
4 - 1915: A guerra continua - A guerra em 1915. A demonização dos envolvidos pelos inimigos. A guerra no mar e a batalha da Jutlândia. A guerra nas colônias. A invasão falha do império Turco Otomano, a guerra nas Balcãs e na Itália. O exército austriaco começa a desmoronar. As dificuldades no front ocidental.
5 - 1916: A guerra de atrito - As dificuldades enfrentadas pelos países internamente com a questão de abastecimento e alimentação. O aumento do poder dos Estados. A campanha de Verdun e a batalha do Somme.
6 - Os Estados Unidos entram na guerra - Russos e austríacos já queriam a paz no início de 1917. A Revolução derrubou o governo russo. O plano alemão para uma guerra submarina irrestrita para acabar com o bloqueio imposto pela marinha inglesa. EUA começa a fazer mais esforços para que uma paz seja feita na Europa, mas acaba em fracasso. EUA declara guerra à Alemanha.
7 - 1917: O ano da crise - Alemães decidem ficar na defensiva aguardando por uma vitória dos submarinos alemães nos mares. Introdução do sistema de comboios salva os aliados e mantém o bloqueio sobre a Alemanha. O colapso do front oriental e a saída da Rússia. As batalhas do front ocidental em 1917. Colapso do exército italiano. Invasão dos ingleses no Oriente Médio.
8 - 1918: O ano da decisão - O ano final da guerra. A entrada dos EUA no conflito. A crise dentro da Alemanha se intensifica, há temores de que um prolongamento da guerra possa levar a uma revolução interna. A última cartada da Alemanha: A ofensiva Ludendorff. Ela acaba em fracasso e a Alemanha pede a paz. Governo alemão cai e república é instaurada. A Alemanha assina a paz com os aliados.
9 - O acordo - Sobre o Tratado de Versalhes.
Autor: Michael Howard
Título original: The First World War
Coleção: Encyclopaedia
Páginas: 156
Editora: L&PM
Ano da edição: 2010
Idioma: Português
“A princípio a crise provocada pelo assassinato do arquiduque não parecia pior que a meia dúzia de tensões anteriores nos Bálcãs que vinham ocorrendo desde 1908. (...) Mas os austríacos estavam agora determinados a esmagar o seu inimigo sérvio para sempre.”
Quando a Primeira Guerra Mundial terminou, em 1918, o saldo era de oito milhões de mortos: o mais apocalíptico episódio que o mundo conhecera até então. Michael Howard, professor de História Moderna na Universidade de Oxford e na Universidade de Yale, fornece aqui uma breve e claríssima introdução sobre a “Grande Guerra”, como a chamaram aqueles que dela participaram. O autor aborda o panorama da situação geopolítica europeia em 1914, passando pelas causas, pelas principais batalhas, pela participação dos Estados Unidos, até o colapso da Rússia e a rendição das Potências Centrais da Europa. Trata também das controvérsias que ainda cercam a história da Primeira Guerra Mundial e investiga os ecos do conflito século XX adentro.
Sir Michael Eliot Howard é um historiador militar britânico nascido em 1922. Ex-professor de História de Guerra de Chichele, membro honorário do All Souls College, professor de História Moderna na Universidade de Oxford, Robert A. Lovett Professor de História Militar e Naval na Universidade de Yale e fundador do Departamento de Estudos de Guerra do King's College de Londres. Ele já foi descrito pelo Financial Times como "o maior historiador vivo da Grã-Bretanha".
HOWARD, Michael. Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: L&PM, 2010.
A Primeira Guerra Mundial é um livro escrito pelo escritor inglês Michael Howard sobre o primeiro grande conflito do século 20, a guerra mundial que ocorreu entre 1914-1918. O livro faz parte da coleção Encyclopedia da L&PM, que apresenta obras introdutórias sobre vários temas.
Antes da nossa resenha, confira abaixo as informações contidas em cada capítulo do livro:
Exibir conteúdo dos capítulosLi esse livro pela primeira vez em 2012, no meu último ano da faculdade, enquanto me preparava para dar uma aula sobre Primeira Guerra Mundial no meu estágio. Doze anos depois, decidi lê-lo novamente para produzir anotações detalhadas do seu conteúdo. É um bom livro, mas tem suas limitações.
Essa é uma obra introdutória, mas que toca rapidamente em muitos detalhes. O livro dá um enfoque a questão política, e é bastante focado nas batalhas e no alto comando dos exércitos. E mesmo sobre a marinha e a guerra naval, um tema importante dessa guerra, não há muitas informações e os textos dedicados a ela são curtos.
Não há quase nada sobre tanques, aviões na guerra, e sobre a vida nas trincheiras e o cotidiano dos soldados. Quase não há informações sobre armamentos e sobre o cotidiano geral dos soldados, que são citados apenas para falar de suas baixas e deserções.
Também acho que em alguns momentos o autor esqueceu de fazer o básico e se permitiu comentar muitas coisas que não seriam realmente relevantes dentro do escopo da obra. Muitos dados são citados uma única vez e depois esquecidos, é como se o autor tivesse sentido necessidade de citar todos os grandes generais, todas as principais batalhas e ofensivas e todos as conferências e tratados. Talvez uma visão mais genérica tivesse sido mais interessante em alguns trechos. Ao invés de pensar sobre o que estava acontecendo, o autor se contentava em citar fatos e nomes e o texto acabava se limitando a isso.
Também acredito que teria sido interessante dedicar um capítulo inteiro a indústria armamentista e aos avanços tecnológicos do período, já que essa guerra é notavelmente conhecida como a guerra das inovações. O autor poderia ter escolhido entre as muitas histórias interessantes registradas sobre o uso de metralhadoras, aviões, dirigíveis, gás venenoso e outras novidades tecnológicas. Tudo isso poderia ter dado mais vida a obra.
É um livro limitado e as vezes arrastado, mas acho que é uma boa introdução pois levanta vários temas, apresenta as principais batalhas e nomes dos comandantes e, a partir dai, qualquer pessoa pode se lançar a voos mais altos e fazer suas próprias pesquisas. Eu mesmo li o capitulo sobre Falkenhayn e a batalha de Verdun (cap.5) e acabei assistindo vários vídeos no Youtube sobre o tema, algo que não teria feito se não tivesse tido esse estímulo.
Essa obra está disponível na Library Genesis. Quem tiver interesse em saber informações detalhadas sobre o conteúdo do livro pode conferir minhas anotações de leitura e as fotos da obra, links para ambos no menu lateral.
Resenha escrita em 25/04/2024.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.