Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

História de Roma

Livros > Roma Antiga  |  679 visualizações

Capa do livro História de Roma, de Pierre Grimal
Autor: Pierre Grimal
Título original: Histoire de Rome
Páginas: 176
Editora: Unesp
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse:

História de Roma traz a ascensão e queda de um dos grandes impérios da humanidade pelas palavras do historiador francês Pierre Grimal. O autor aborda, neste livro, toda a trajetória desta cidade que posteriormente dominaria a Europa e partes da Ásia e da África.

O grande diferencial desta obra está justamente na escrita de Pierre Grimal, sucinta e dotada de uma linguagem quase romanceada que cativa, tornando este um título de agradável leitura. Ao compilar anos de acontecimentos em uma prosa fluida, História de Roma é um volume preciso para o entendimento da Antiguidade.


Análise do livro

GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: Edusp, 2011.

História de Roma é uma obra sobre a Roma Antiga escrita pelo historiador francês Pierre Grimal. Esse pequeno livro (no formato 12x21cm) conta com apenas com 176 páginas e é uma introdução rápida sobre essa civilização, com um grande foco na questão política. Os temas centrais são o período republicano (6 dos 11 capítulos) e os grandes nomes da história romana.

Abaixo você confere os assuntos tratados em cada um dos capítulos:

 

1. O vilarejo dos primeiros tempos - Introdução.

2. O tempo dos reis - Sobre a monarquia.

3. Conquistas e angústias - Da criação da República (509 a.c.) ao saque de Roma (390 a.C.).

4. Rumo à descoberta do sul -  De 390 a.C. até o fim da conquista da Itália.

5. O duelo com Cartago - As duas primeiras Guerras Púnicas.

6. Os horizontes desmedidos - O período entre a Segunda (202 a.C.) e a Terceira Guerra Púnica (146 a.C.).

7. O tempo da cólera - A crise da República até a morte de Sula.

8. O fim de um mundo - Da morte de Sula à guerra civil de César e Pompeu.

9. O nascimento do Império - Júlio César e Augusto.

10. A Roma dos Césares - De Augusto à Domiciano.

11. A morte de um Império - Dos Antoninos à Constantino e a decadência do império.

Exibir conteúdo dos capítulos 

Os capítulos tem cerca de 12-15 páginas cada e tratam de temas extremamente amplos. Logo, é inevitável que sejam análises rasas e sem grandes novidades. Essa é definitivamente uma obra introdutória, que só dá uma pincelada geral nos pontos básicos da Roma Antiga. Não acho que seja a melhor das introduções existentes, afinal é tão curta!! Mas é um bom livro.

É uma obra de linguagem fluída e leitura muito agradável, para ler em uma sentada. Eu mesmo levei apenas 2 horas e meia para lê-la de ponta a ponta.

Nessa página você ainda encontra muitas outras informações que lhe permitirão ter uma visão mais completa da obra: acima dessa resenha você verá o link para fotos da obra e para as minhas anotações de leitura.

O livro está disponível na Library Genesis, ou pode ser comprado pesquisando pelos links que disponibilizamos abaixo da sinopse da obra.

Resenha publicada em 26/04/2021.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 35 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Pierre Grimal

Pierre Grimal nasceu em Paris a 21 de Novembro de 1912. É um dos historiadores e latinistas franceses mais respeitados do século XX. Profundamente apaixonado pela Civilização Romana, Pierre Grimal foi uma das pessoas que mais se dedicou à promoção da herança cultural da Roma Antiga, tanto no seio de especialistas como no grande público. Foi professor de Civilização Romana nas Faculdades de Caen, de Bordéus e, durante trinta anos, na Sorbonne. Foi, também, membro fundador da Escola Francesa de Roma. Morreu em Paris a 11 de Outubro de 1996.

Veja outros livros desse autor (+ 7)
Historiador(a)

Mais livros sobre Roma Antiga

Pedro Paulo Funari

Grécia e Roma

Michael Parenti

O Assassinato de Júlio César

Tom Holland

Rubicão

Thomas R. Martin

Roma Antiga - De Rômulo a Justiniano

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar