Autor: Kenneth Dover
Título original: Grek Homosexuality
Páginas: 340
Editora: Nova Alexandria
Primeira publicação: 1978
Ano da edição: 1994
Idioma: Português
Excetuando os livros mais propriamente militantes do movimento gay, é escassa a bibliografia sobre a homossexualidade num sentido teórico mais efetivo. E talvez o mais importante estudo nesse campo é o monumental Homossexualidade na Grécia Antiga, Sir Kenneth J. Dover, livro que estava fora de catálogo há alguns anos e que ganha agora edição especial - em formato maior e capa dura. O livro é um marco entre os mais criteriosos e sérios estudos sobre a homossexualidade. Trata-se de uma análise, isenta de preconceitos em relação aos comportamentos homossexuais, que investiga como tais atitudes foram retratadas na arte, na literatura e na filosofia, e as diversas demonstrações desta forma de desejo presentes na vida cotidiana dos gregos.
Além disso, traça um painel histórico assentado, em grande parte, num levantamento exaustivo das principais manifestações homossexuais, seja na poesia e na mitologia, seja na pintura erótica de vasos e nos graffitis, ou ainda nas comédias de Aristófanes e nos diálogos de Platão. Constitui essa uma análise erudita e rigorosa - que tematiza inclusive a situação jurídica - do papel da homossexualidade na principal sociedade humana onde o amor entre pessoas do mesmo sexo foi não apenas tolerado, mas elevado à condição suprema de realização individual.
Sir Kenneth James Dover (1920-2010) foi um acadêmico britânico clássico. Foi presidente da Corpus Christi College de Oxford de 1976 a 1986. Seus estudos eram focados especialmente em Tucídides, Aristófanes e Platão, na estilística da prosa grega, e na moral sexual grega.
Esse livro ainda não foi resenhado.