Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

História da Grécia

Livros > Grécia Antiga  |  2,2 mil visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro História da Grécia, de Mario Curtis Giordani
Autor: Mario Curtis Giordani
Páginas: 518
Editora: Vozes
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Nenhuma civilização da Antigüidade se apresenta de modo tão fascinante e atraente como a civilização grega. O povo que a produziu, conquista, irresistivelmente, nossa simpatia por seus excepcionais dotes físicos e intelectuais impressos eternamente nas suas manifestações literárias, filosóficas, artísticas e políticas. Cultor da razão, apreciador da beleza, amante da liberdade, eis alguns traços apontados como característicos do povo helênico. Em poucos séculos, esse povo sadio, jovial, empreendedor e inteligente assimilou o legado de civilizações milenares deu-lhe um cunho próprio e original realizando o que se convencionou chamar o milagre grego. O espírito da civilização helênica impregna os mais diferentes setores de nossa vida moderna: sentimo-lo quando assistimos às competições atléticas, quando aprecíamos obras de arte.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

GIORDANI, Mario Curtis. História da Grécia. Petrópolis: Vozes, 2008.

Mario Curtis Giordani tem extensa formação acadêmica e escreveu diversas obras de História de caráter introdutório. Seus livros possuem algumas características que visam facilitar a compreensão para os iniciantes. Todos os livros são divididos por temática, tais como: História política, Estrutura político-social, Vida econômica, Literatura, Direito, Artes, Religião e Legado (confira as fotos para ver como funciona na prática).

Ao trabalhar cada um desses temas individualmente o autor torna a assimilação mais fácil, além de propiciar uma pesquisa mais rápida.

O autor também se destaca pelo uso de extensa bibliografia, além disso suas obras costumam começar com um capítulo chamado As Fontes. Nesse espaço o autor apresenta uma lista descritiva das principais fontes primárias existentes sobre o tema, e analisa a sua credibilidade. Essa é uma prática maravilhosa que infelizmente não é copiada pela maior parte dos historiadores.

De qualquer forma, fica claro que Giordani não é nenhum historiador, mas baseia suas informações em uma ampla bibliografia somada a um instinto acadêmico apurado.

Esse é um livro dedicado a contar a História da Grécia Antiga desde a civilização Minóica até o período Helenístico, após as conquistas de Alexandre. É uma obra com um conteúdo gigantesco que tenta englobar todos os temas possíveis.

É um livro excelente para pesquisa temática, mas da forma em que está organizado, a leitura do início ao fim se torna cansativa e pouco fluída. A obra possui um índice bem completo, e isso com certeza facilita muito a utilização dela como fonte de pesquisa.

A obra tambem conta com algumas fotos, espalhadas ao longo do livro com um papel especial. Também há ilustrações ao final de cada capítulo, embora a origem das imagens não esteja identificada. O livro também conta com alguns mapas que, aparentemente, foram feitos pelo próprio autor e são um pouco confusos.

As notas foram colocadas ao final de cada capítulo, ao invés de ser colocadas no rodapé ou ao final do livro. Ao término da obra há uma extensa lista de bibliografias recomendadas, a maior parte composta de livros que não foram publicados no Brasil.

A obra chama a atenção por ser majoritariamente composta de textos que tratam de questões culturais ligadas a religião, filosofia, ciências, artes e vida cotidiana.

Resenha publicada em 25/02/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mario Curtis Giordani

Mário Curtis Giordani (1921-2014) foi um escritor gaúcho. Cursou Filosofia, Teologia e fez bacharelado e licenciatura em Letras Clássicas. Também foi bacharel em Direito e professor universitário de Filosofia e Direito romano. Autor de mais de 10 livros de História, com livros que vão desde a Antiguidade até a Idade Moderna.

Veja outros livros desse autor (11)
Entusiasta, não é formado(a) em História

Mais livros sobre Grécia Antiga

Nicholas Sekunda

Greek Hoplite 480-323 BC

Victor Davis Hanson

Uma guerra sem igual

Tucídides

História da Guerra do Peloponeso (Livro I)

Waldemar Heckel

The Wars of Alexander the Great 336-323 BC

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL