Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

O Processo de Sócrates

892 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Processo de Sócrates, de Claude Mossé
Informações técnicas

Autor: Claude Mossé
Título original: Le Procès de Socrate
Páginas: 168
Editora: Zahar
Primeira publicação: 1987
Ano da edição: 1990
Idioma: Português

Sinopse

Sócrates era um cidadão ateniense, e Atenas uma democracia que se baseava na afirmação de dois princípios: a igualdade perante a lei de todos aqueles que faziam parte da comunidade cívica e a liberdade que permitia a cada um viver, educar os filhos e pensar como bem entendesse"."(...) colocam ao historiador um problema que ele não saberia escamotear: como pôde a Cidade-Estado que se proclamava a sede da liberdade condenar à morte um homem que se tinha celebrizado pelo vigor de sua inteligência, um filósofo admirado não somente pelos atenienses, mas por todos os estrangeiros que vinham ter com ele, e que se incluía entre os maiores espíritos da época? Trata-se de uma conjunção de circunstâncias infelizes ou será que uma tal condenação joga sobre a realidade da democracia ateniense uma luz a priori inesperada?

Para responder a estas perguntas, para tentar compreender o aparente paradoxo que o julgamento e a condenação à morte de Sócrates constituem, é importante inicialmente se interrogar sobre as circunstâncias desse processo e sobre o que era a situação de Atenas no início do Século IV a. C.

Historiador
Claude Mossé

Claude Mossé (1924-2018) foi uma historiadora francesa nascida em Paris. Seu tema de pesquisa preferido era a Atenas do século 4 a.C. e publicou dezenas de obras sobre a Grécia Antiga.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Filosofia grega
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.