Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

A Democracia Grega

2,9 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Democracia Grega, de Martin Cezar Feijó
Informações técnicas

Autor: Martin Cezar Feijó
Coleção: O Cotidiano da História
Páginas: 32
Editora: Ática
Ano da edição: 1993
Idioma: Português

Sinopse

Livro da coleção "O Cotidiano da História" que trata da Grécia Antiga.

Historiador
Martin Cezar Feijó

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1979), FFLCH-USP, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1999), ECA-USP. Professor titular-doutor na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FACOM-FAAP). Autor de dez livros, entre ensaios, ficção e ficção paradidática.

Análise do livro
3/5 REGULAR

FEIJÓ, Martin Cezar. O Cotidiano da História: A Democracia Grega. São Paulo: Ática, 1993.

Esse livro faz parte da coleção O Cotidiano da História, que apresenta vários temas populares da História Geral e da História do Brasil para o público infanto-juvenil.

A obra apresenta uma ficção-histórica, na qual personagens fictícios se relacionam com personagens reais da História da Grécia Antiga. O objetivo: apresentar a cultura da época, de forma a facilitar o seu entendimento a um público jovem e sem grandes conhecimentos sobre o tema.

A história de ficção se passa no ano 399 a.C. na cidade de Atenas, e narra os eventos da vida do jovem Teodoro e de sua irmã Glauce, filhos de um artesão. Ambos acompanham as últimas semanas da vida de Sócrates, e testemunham a acusação feita contra ele na Assembléia do Povo, de corromper os jovens e desrespeitar os deuses. Dão uma passada no Oráculo de Delfos, tem uma conversa com Socrátes e Platão, acompanham o julgamento do filósofo e, para finalizar, ainda assistem uma peça no teatro de Dionísio.

O autor tentou abarcar o maior número de referências a cultura ateniense em uma história curta, então a trama é bastante forçada e possuí diálogos muito explicativos. É uma obra para ser lida em 20 minutos, uma boa introdução ao tema para o público adolescente.

Além dessa ficção-histórica, ao final da obra, o autor também apresenta alguns textos curtos sobre a cidade de Atenas, a democracia e a filosofia.

Em 2004, uma nova edição dessa obra foi lançada com a capa abaixo:

Resenha escrita em 23/11/2021.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Atenas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.