Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

A Idade Média e o dinheiro Ensaio de antropologia histórica

844 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Idade Média e o dinheiro, de Jacques Le Goff
Informações técnicas

Autor: Jacques Le Goff
Título original: Le Moyen Âge et l’argent : Essai d’anthropologie historique
Páginas: 272
Editora: Civilização Brasileira
Primeira publicação: 2010
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

A proposta que Le Goff nos oferece neste livro é de uma originalidade ímpar: não há nenhum estudo semelhante sobre o papel do dinheiro na Idade Média, visando ao grande público. O autor mostra como, numa sociedade dominada pela religião, o cristianismo ensinou aos cristãos a atitude que deveriam adotar ante o dinheiro e que uso fazer dele. E de que forma isso interferiu diretamente nas relações entre as pessoas no período, quando o valor da moeda teve um grande retrocesso: as imagens que representam o dinheiro são sempre pejorativas e tendem a impressionar, levando as pessoas a temerem seu uso.

O francês Jacques Le Goff é internacionalmente conhecido como um grande medievalista. Seus livros anteriores, todos publicados pela Civilização Brasileira, já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil.

Historiador
Jacques Le Goff

Jacques Le Goff (1924-2014) foi um historiador francês especialista em Idade Média. Autor de dezenas de livros e trabalhos, era membro da terceira geração da Escola dos Annales e dedicou ao estudo da antropologia histórica do ocidente medieval.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Economia medieval
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.