Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

Os reis taumaturgos O caráter sobrenatural do poder régio: França e Inglaterra

755 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os reis taumaturgos, de Marc Bloch
Informações técnicas

Autor: Marc Bloch
Título original: Les rois thaumaturges: étude sur le caractère surnaturel attribué à la puissance royale particulièrement en France et en Angleterre
Páginas: 433
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1924
Ano da edição: 1993
Idioma: Português

Sinopse

Ao ser lançado, em 1924, Os reis taumaturgos abriu perspectivas novas para a História, sendo uma das primeiras obras do que hoje se conhece como a Escola dos Annales, o movimento historiográfico mais bem-sucedido de nosso século. O autor, Marc Bloch, um jovem professor em Estrasburgo — e que dali a vinte anos seria fuzilado pelos nazistas —, dispunha-se, em suas palavras, a fazer história com matéria até então tida por mera anedota. No caso, algo que se costumava relegar ao elenco das curiosidades ou superstições: a crença, bem difundida na Europa durante mais de meio milênio, de que os reis de França e Inglaterra tinham o poder miraculoso de curar, com seu toque, uma afecção da pele, as escrófulas. Do século 12 até o 18, mas sobretudo no tempo de Luís XIV — isto é, em pleno século do racionalismo —, essa fé no "milagre do rei" tinha sido determinante na concepção da realeza. Com Os reis taumaturgos nasce, então, a história das mentalidades, mas também um novo modo de pensar a história política: se um poder não depende só das razões que dá para se justificar, mas igualmente das dimensões mais obscuras, quase míticas, em que adquire obediência e apoio, o exame das crenças passadas constitui uma via privilegiada para compreender a realeza, nos tempos em que ela frequentava o sagrado.

Historiador
Marc Bloch

Marc Léopold Benjamim Bloch (1886-1944) foi um historiador francês e um dos fundadores da Escola dos Annales. Estudou na Fundação Thiers entre 1909-1912, onde escreveu sua tese de doutorado sobre o fim da servidão dos camponeses na França. Ajudou a fundar a Revista dos Annales em 1929 e em 1936 sucedeu a Henri Hauser na cadeira de História Económica da Sorbonne. Durante a Segunda Guerra, Bloch militou na resistência francesa, fez parte do comitê diretor do órgão Franc-tireur (Franco-atirador). Detido e torturado pela Gestapo, foi fuzilado em 16 de junho de 1944. Suas principais obras são A Apologia da História, A Sociedade Feudal e Os reis taumaturgos.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre França Medieval
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.