Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

Os grandes julgamentos - Coeur e Fouquet

272 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os grandes julgamentos - Coeur e Fouquet, de Claude Bertin
Informações técnicas

Autor: Claude Bertin
Título original: Les Grands Procès de l'Histoire de France: Jacques Coeur - Fouquet
Coleção: Os grandes julgamentos da História
Páginas: 332
Editora: Otto Pierre Editores
Primeira publicação: 1968
Ano da edição: ?
Idioma: Português

Sinopse

Essa obra tráz mais dois grandes julgamentos da História:

Jacques Cœur (?-1456) era um funcionário do governo francês e comerciante patrocinado pelo Estado cuja fortuna pessoal se tornou lendária e levou à sua eventual desgraça. Ele iniciou rotas comerciais regulares entre a França e o Levante. A sua carreira acabou de uma maneira pouco honrosa: após uma vida repleta de sucessos e orientada pela divisa "para corações valentes nada é impossível" e que levou Carlos VII a tratá-lo como um príncipe, sobre ele recaíram acusações de extorsão que mancharam o seu nome e a sua reputação e lhe trouxeram problemas com as autoridades. O homem que recuperou a França foi condenado e viu os seus bens confiscados. Surpreendido por estas decisões, o velho comerciante só teve tempo de fugir de Poitiers, onde se encontrava. Fugiu para Roma onde Calisto II o acolheu sem reservas e confiado na sua capacidade, entregou-lhe o comando de uma frota para combater os turcos. Quando morreu, o seu nome ainda era o de um proscrito e só foi reabilitado quando o novo rei Luís XI mandou reabrir o seu processo, o tribunal reconheceu a sua inocência e o monarca devolveu aos seus filhos parte daquilo de que foi despojado. A casa onde viveu este célebre mercador, na cidade de Bourges, é um belo exemplar da arquitetura civil do século 15.

Nicolas Fouquet, Marquês de Belle-Île (1615-1680) foi um nobre francês, Superintendente de Finanças durante o reinado de Luís XIV. Devido ao seu modo extravagante e estilo de vida ostensivo, Fouquet foi aprisionado pelo próprio Luís XIV em 1661, permanecendo encarcerado até sua morte.

Claude Bertin

Claude Bertin foi o organizador da coleção Os Grandes Julgamentos da História (Les grands procès de l'histoire), obra com mais de 30 volumes que trata da história do direito e dos grandes processos da história.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre França Medieval
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.