Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

O Último Duelo

Uma história real de crime, escândalo e julgamento por combate na França medieval

Livros > Idade Média  |  112 visualizações

Capa do livro O Último Duelo, de Eric Jager
Autor: Eric Jager
Título original: The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Primeira publicação: 2004
Ano da edição: 2021
Idioma: Português

Sinopse:

No século 14, em plena Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, Jean de Carrouges, um cavaleiro normando recém-chegado das batalhas na Escócia, volta para casa e se depara com mais uma ameaça mortal. Sua esposa, Marguerite, acusa o escudeiro Jacques Le Gris — um velho amigo e companheiro de corte do cavaleiro — de estupro. Sem saída após Carrouges fazer um apelo formal, o tribunal decreta a realização de um julgamento por combate, o que também coloca o destino de Marguerite à prova, pois, se seu marido perder o duelo, ela será sentenciada à morte por falso testemunho.

Enquanto tropas inimigas pilham o país, a loucura ronda a corte francesa, exércitos islâmicos ameaçam o cristianismo e pragas ceifam a vida de muitos, Carrouges e Le Gris se encontram equipados com suas armaduras em um monastério de Paris, alguns dias depois do Natal, em 1386. O que se segue é o último duelo autorizado pelo Parlamento de Paris, uma luta feroz com lanças, espadas e adagas — diante de uma multidão que incluía o próprio rei Carlos VI, entre outros membros da nobreza — que termina com os dois combatentes feridos, mas apenas um fatalmente.

Baseado em ampla pesquisa realizada na Normandia e em Paris, O último duelo é o retrato vívido de uma era turbulenta e de três personagens inesquecíveis presos em um triângulo fatal de crime, escândalo e vingança. Uma narrativa sobre um drama humano comovente, a história real de um delito terrível e um trabalho envolvente sobre intriga histórica cujos temas, mesmo séculos mais tarde, ainda ecoam com força.


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Eric Jager

Eric Jager é crítico literário especializado em literatura medieval. Tem um ph.D. pela Universidade de Michigan e deu aulas na Universidade de Columbia. Professor premiado de inglês na UCLA, é autor de The Book of the Heart, um estudo sobre a imagem do coração na literatura medieval.

Entusiasta, não é formado(a) em História

Mais livros sobre França Medieval

Mario Curtis Giordani

História do Mundo Feudal

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar