Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Prefácio - Introdução. “Não há muito o que saber”. Motivos para ler a biografia dele. Visualizando a imagem de Shakespeare através das peças.

1 - Stratford (1564-1569) - Os pais de Shakespeare. E a vida política e religiosa do pai em Stratford.

2 - Infância (1569-1579) - A infância e a educação de Shakespeare. Primeiros contatos com autores latinos e gregos.

3 - Os anos "perdidos" (1579-1587) - Os anos perdidos são os anos obscuros da vida de Shakespeare. Não sabemos onde o autor esteve, quem conheceu e no que trabalhou nessa época. Mas há muitas teorias.

4 - Londres (1587-1592) - A chegada de Shakespeare em Londres, os teatros da época e como Shakespeare entrou para o teatro londrino. As primeiras peças.

5 - O "corvo arrogante" (1592-1594) - A peste fecha os teatros de Londres em 1593. Shakespeare se dedica à poesia. As comédias de Shakespeare. Conde de Southampton como mecenas.

6 - Os homens do Lorde Camerlengo (1594-1599) - Shakespeare se junta a companhia do Lorde Camerlengo e faz apresentações para a rainha. Aos 30 anos já era o homem mais famoso do teatro de Londres. Romeu e Julieta e outras peças. A morte do filho Hamnet. A compra de New Place em Stratford. Teatro é desmontado e o Globe é construído.

7 - O Teatro Globe (1599-1603) - A construção do Globe e sobre esse novo teatro. Júlio César, Hamlet e outras peças. A tentativa de golpe do conde de Essex. Morre a rainha Elizabeth I. 

8 - O homem do rei (1603-1606) - Assume o novo Rei James Stuart, grande fã do teatro de Shakespeare. Otelo, Rei Lear, Macbeth e outras peças.

9 - O teatro Blackfriars (1606-1611) - A relação de Shakespeare com a família Davenant, um possível filho bastardo e Jeanette Davenant. As últimas peças e o novo teatro Blackfriars.

10 - "Um feliz encontro" (1611-1616) - A peça A Tempestade, a última de Shakespeare. O dramaturgo se aposenta e passa a morar em Stratford boa parte do tempo. Colaboração com John Fletcher. A peça Henrique VIII e o incêndio do Globe. Os maridos das filhas. A morte de Shakespeare.

Livros   >    Idade Moderna

Shakespeare Vidas Ilustradas

889 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Shakespeare, de Anthony Holden
Informações técnicas

Autor: Anthony Holden
Título original: William Shakespeare: His Life and Work
Páginas: 280
Editora: Ediouro
Primeira publicação: 1999
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

'Shakespeare'' o mais novo lançamento da coleção ''Vidas Ilustradas'' é um convite à invasão da privacidade de um dos mais famosos escritores de todos os tempos: William Shakespeare. Considerada a primeira biografia popular de Shakespeare nos últimos 25 anos foi publicada originalmente em 1999. Nela Anthony Holden separou fatos de lendas para criar um nítido retrato do escritor que recentemente foi eleito Homem do Milênio. Sua engenhosa obra foi condensada e ricamente ilustrada com gravuras retiradas do original.

Jornalista
Anthony Holden

Anthony Holden é um escritor, locutor e crítico inglês, especialmente conhecido como biógrafo de artistas como Shakespeare, Tchaikovsky, Leigh Hunt, Lorenzo da Ponte e Laurence Olivier, e de membros da família real britânica, notadamente Charles, Príncipe de Gales

Análise do livro
3/5 REGULAR

HOLDEN, Anthony. Shakespeare - Vidas Ilustradas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

Shakespeare - Vidas Ilustradas é uma biografia do maior dramaturgo da história da humanidade, escrita pelo jornalista e biógrafo inglês Anthony Holden. William Shakespeare (1564-1616) foi o grande nome do teatro elisabetano e é considerado o maior escritor em língua inglesa, sendo o autor de peças como Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, Rei Lear, entre outros.

Exibir conteúdo dos capítulos

Opinião sobre o livro

Sabemos que o período Elisabetano (1558-1603) na Inglaterra foi um momento onde a religião teve muita importância devido ao contexto da Reforma Protestante. Mas acho que o autor deu um destaque exagerado para esse tema. Ele constantemente retornava a ele, e passou a obra inteira afirmando categoricamente que William Shakespeare e seu pai eram católicos, algo que não pode ser confirmado e que é negado por outros historiadores.

O texto do livro é confuso, pouco organizado e bagunçado. O autor valoriza a forma acima do conteúdo, há vários trechos onde fica muito claro que o autor sacrifica a clareza do texto em favor da beleza do que está escrevendo. Essa mania de "poetizar o texto" (inventei isso agora) é bastante comum e muitos autores sofrem desse mal.

Também há uma falta de indicação clara de datas no livro o que, as vezes, torna a escrita um pouco confusa para quem quer ter uma noção melhor da ordem cronológica dos eventos. Embora, seja importante destacar, a obra esteja escrita em ordem cronológica.

A parte interessante da obra é ver o que estava acontecendo nos períodos em que Shakespeare lançava cada uma de suas peças. Muitas peças tratam de temas que estavam em discussão em um determinado ano, e algum tempo depois já perdiam parte do interesse popular e ficam datadas. Como há uma grande limitação de fontes sobre a vida do dramaturgo, muitas informações vem de registros como vendas de propriedades e registros de cortes. Por isso o autor fala muito das propriedades adquiridas por Shakespeare e sua família. O que as vezes parece fora de contexto, mas ajuda a entender onde estavam os interesses financeiros e as perspectivas futuras de Shakespeare no momento.

No geral, acho que esse livro deixa muito a desejar, e acredito que devam existir obras melhores para quem quer conhecer a vida e obra de Shakespeare. O autor é um péssimo escritor e o único motivo para eu ter conseguido finalizar essa leitura é porque esse livro só tem 280 páginas, a fonte e o espaçamento entre linhas é grande e a obra é fartamente ilustrada. Então, na prática, acho que essa obra não teria mais do que umas 180 páginas, se fosse colocada na formatação na maioria dos livros.

Para quem busca um texto melhor, e ainda mais sucinto, sobre o tema, Will Durant produziu um texto excelente em sua obra Começa a Idade da Razão. As páginas 80-102 são dedicadas a Shakespeare. 

Shakespeare - Vidas Ilustradas também está disponível na Library Genesis. Quem tiver interesse em saber informações detalhadas sobre o conteúdo do livro pode conferir minhas anotações de leitura e as fotos da obra, links para ambos na tarja acima dessa resenha.

Resenha escrita em 09/09/2023.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Idade Moderna
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.