1,1 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Américo Vespúcio
Título original: Mundus Novus
Páginas: 140
Editora: L&PM
Ano da edição: 1984
Idioma: Português
Cósmografo e navegador dos mais importantes na história da descoberta do Novo Mundo, Américo Vespúcio, continua sendo um personagem pouco conhecido e muito discutido. O que parece certo, entretanto, é que graças as suas cartas - que causaram grande sensação e se reproduziram como folhetins de sucesso na época em que foram publicadas -, as novas terras descobertas receberam o nome de América.
Até hoje não existem provas concretas que confirmem ou desmintam as quatro viagens que Vespúcio afirma ter feito. Várias cartas são consideradas apócrifas e alguns historiadores acreditam que apenas uma - ou no máximo duas - podem ser tidas como realmente verdadeiras.
Nessa versão publicada pela L&PM, com tradução do professor Luiz Renato Martins, as cartas foram pela primeira vez publicadas na íntegra no Brasil.
Américo Vespúcio (1454-1512) foi um mercador, navegador, geógrafo, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos ao serviço do Reino de Portugal e de Espanha que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa. A pintura ao lado é baseada em um óleo sobre madeira atribuído ao pintor Cristofano dell'Altissimo (cerca de 1525-1605). Florença, Galleria Degli Uffizi.
Esse livro ainda não foi resenhado.