Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Idade Moderna

A expansão marítima portuguesa, 1400-1800

392 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A expansão marítima portuguesa, 1400-1800, de Francisco Bethencourt, Diogo Ramada Curto (dir.)
Informações técnicas

Autor: Francisco Bethencourt, Diogo Ramada Curto (dir.)
Coleção: Lugar da História
Páginas: 550
Editora: Edições 70
Primeira publicação: 2007
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

A presente obra apresenta uma perspectiva única acerca da expansão oceânica portuguesa entre 1400 e 1800. Os vários capítulos abordam um amplo leque de temas - economia e sociedade, política e instituições, configurações culturais e dimensões comparativas -, e actualizam radicalmente as informações e interpretações relativas às tendências económicas e financeiras do Império Português.

As redes inter-regionais são analisadas em profundidade. Os padrões de colonização, as configurações políticas, as estruturas eclesiásticas e os poderes locais são colocados num contexto global. A língua e a literatura, as artes, a ciência e a tecnologia são revisitadas de forma diferente e inovadora. A interacção entre os Portugueses e as populações locais é estudada em diferentes contextos e, pela primeira vez, é analisada sinteticamente toda a cultura imperial e colonial do mundo português. Em suma, este livro proporciona uma ampla compreensão do Império Português durante os seus primeiros quatro séculos como um factor da história mundial e um importante componente da expansão europeia.

Historiador
Francisco Bethencourt

Francisco Bethencourt (1955-) é um professor português titular da cátedra Charles Boxer de História do King's College de Londres.

Historiador
Diogo Ramada Curto

Diogo Ramada Curto (1959-) é um historiador português e doutor em Sociologia Histórica. Leciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1981. Atualmente é Professor da Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Expansão marítima
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.